Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Betel Adultos – 1º Trimestre de 2020 – 19-01-2020 – Lição 3: A comunicação no ambiente familiar

16/01/2020

Este post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira

TEXTO ÁUREO

“A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” Provérbios 18.21

TEXTOS DE REFERÊNCIA

EFÉSIOS 4.26-32 

Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.

Não deis lugar ao diabo.

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.

Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia, e toda malícia sejam tiradas de entre vós.

Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Ensinar acerca da relevância da comunicação. 
  • Mostrar que a Bíblia é um verdadeiro manual de comunicação. 
  • Observar algumas atitudes que podem aperfeiçoar a comunicação.

INTRODUÇÃO

Olá irmãos e irmãs, Paz do Senhor.

Abordaremos nesta lição um dos assuntos mais importantes no tocante ao relacionamento de um casal, que é a comunicação.

A falta de comunicação está entre as principais causas de divórcio no Brasil e no mundo e isto tem sido um grande problema na vida de muitos cristãos.

O Senhor dotou os seres humanos com uma capacidade maravilhosa de se comunicar com Ele, uns com os outros e consigo mesmo, porém, muitas pessoas se esquecem desta questão e produzem resultados extremamente ruins.

O Senhor nos deu a capacidade de falar para que o processo de comunicação fosse ampliado, porém, em alguns casos, seria melhor que as pessoas não falassem nada.

A Bíblia nos ensina que quando Adão e Eva estavam no jardim do Éden, o Senhor se comunicava diariamente com ele, vejamos:

“E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim”. (Gn 3.8 – ARC)

A viração do dia é antes das 18:00 h, pois neste horário já é noite. Neste momento, o Senhor estava passeando pelo jardim e a Bíblia nos diz que a mulher se escondeu da presença do Senhor.

A maioria das pessoas explica (corretamente) que a mulher se escondeu da presença de Deus porque havia pecado, ou seja, desobedecido às ordens do Senhor, porém, o que quase ninguém fala é que a mulher se escondeu do Senhor porque não queria conversar com ele.

Pessoas que tem dificuldades de relacionamento, como por exemplo, os tímidos, fogem do contato humano na maioria das vezes, pois o simples fato de estarem próximos a outras pessoas, pode fazer com que eles tenham que conversar e isto, na maioria dos casos é muito difícil.

O Senhor se comunicou com Adão e disse a ele para cuidar do jardim, disse a ele que a mulher seria sua companheira, disse que poderiam se alimentar de qualquer árvore, com exceção da árvore do conhecimento, dentre outras coisas.

Abordaremos nesta lição alguns aspectos importantes sobre o processo de comunicação, analisando o que a Bíblia diz sobre isto e desejamos que o Senhor os abençoe ricamente em Cristo Jesus, dando-lhes sabedoria para se comunicarem da melhor forma possível.

1 – A RELEVÂNCIA DA COMUNICAÇÃO

Relevância é sinônimo de importância e o processo de comunicação precisa ser completo para que o emissor, que envia a mensagem, consiga fazer com que o receptor, que recebe a mensagem, compreenda o que foi comunicado.

Estes três integrantes do que conhecemos como processo de comunicação precisam trabalhar de forma alinhada para que haja compreensão.

José Abelardo, conhecido como Chacrinha, marcou sua geração com a seguinte frase: “Quem não se comunica, se trumbica”.

A palavra “trumbica” quer dizer “se sair mal”, sendo assim, quem não se comunica, não é bem-sucedido em nada do que faz.

Abordaremos nos próximos tópicos sobre os motivos que fazem do processo de comunicação algo tão importante.

1.1 – O que significa comunicação

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com 

Um conceito bem definido sobre comunicação é transmitir uma mensagem que possa ser compreendida.

Existe uma frase interessante e nem sempre compreendida, vejamos:

“Parecem dois doidos se comunicando”.

Esta frase demonstra claramente que a comunicação não está fluindo, ou seja, não existe compreensão.

A figura abaixo nos mostra como o processo de comunicação acontece. Observe que a comunicação pode ser feita através da palavra falada, escrita, através de gestos, sinais, sons, cores ou desenhos.

Como abordamos no tópico anterior, o emissor é aquele que emite algo para que o emissor receba e compreenda.

Existem pessoas que afirmam que independentemente do emissor compreender o que foi emitido o processo de comunicação já se completou, porém, isto não está correto, pois, só existe comunicação quando há compreensão.

O processo de comunicação pode ter falhas oriundas do emissor, da mensagem, bem como do receptor, vejamos algumas delas:

EMISSOR

  • Dificuldade de se expressar (problemas na fala como gagueira e outros);
  • Timidez (medo de se expressar);
  • Escolha inadequada do receptor (diferenças sócio-econômico-culturais);
  • Desconhecimento do assunto;
  • Falta de objetividade.

MENSAGEM 

Duplo sentido ou sentido dúbio, onde a mensagem pode ser compreendida de várias formas.

RECEPTOR

  • Falta de interesse pelo assunto;
  • Crenças limitantes;
  • Preconceitos;
  • Comportamento defensivo.

Se houve qualquer problema durante o processo, não haverá comunicação e isto pode trazer prejuízos incalculáveis.

O diabo tentou prejudicar a comunicação que Deus fez com Adão e Eva, proibindo-os claramente de comer da árvore do conhecimento dizendo que “na verdade” eles seriam iguais a Deus.

Adão e Eva haviam compreendido o que Deus dissera, porém, o diabo que é um expert em enganar as pessoas, os fez esquecer a comunicação que havia sido feita.

1.2 – Deus, criador e comunicador

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com 

Conforme já estudamos, Deus é um ser comunicador e deseja se comunicar com sua criação.

Diz-nos a Bíblia em inúmeras passagens a seguinte frase: “Assim diz o Senhor”. Esta frase nos traz um ensino muito interessante, pois quando o profeta a profere, está dizendo: “A partir de agora, o que eu disser são palavras do próprio Deus”.

Por este e outros motivos, precisamos tomar muito cuidado com o que dizemos, pois se dissermos que Deus falou algo e isto não for verdade, seremos mentirosos como o diabo.

Deus se comunica com o homem de várias formas e a Bíblia é um dos principais veículos de comunicação do Senhor para conosco.

Leiamos um texto:

“HÁ MUITO TEMPO Deus falou de muitas maneiras diferentes aos nossos pais por intermédio dos profetas (em visões, em sonhos e até face a face), contando-lhes pouco a pouco os seus planos. Mas agora, nos dias atuais, Ele nos falou por intermédio do seu Filho a quem Ele deu todas as coisas e por meio de quem Ele fez o mundo e tudo quanto existe”. (Hb 1.1,2 – BV) 

É interessante lembrarmos que o Senhor utiliza o que for necessário para que compreendamos o que Ele está dizendo.

No A.T. uma das principais maneiras que Deus utilizou para falar com seu povo foram os profetas, que eram “bocas de Deus” para o povo.

Quando Jesus veio a este mundo, o próprio Deus falava face a face com os seres humanos.

Após a morte de Jesus, o Espírito Santo fala poderosamente conosco através da Palavra e de diversas formas.

Quando o Senhor disse para Moisés subir o Monte Sinai, proibiu os hebreus de se aproximarem deste e a maneira que utilizou para demonstrar que estava se comunicando com Moisés foram os relâmpagos, trovões e fumaça, leiamos:

“Disse também o Senhor a Moisés: Vai ao povo e santifica-os hoje e amanhã, e lavem eles as suas vestes e estejam prontos para o terceiro dia; porquanto, no terceiro dia, o Senhor descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai. E marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos, que não subais o monte nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar o monte certamente morrerá. Nenhuma mão tocará nele; porque certamente será apedrejado ou asseteado; quer seja animal, quer seja homem, não viverá; soando a buzina longamente, então, subirão o monte. Então, Moisés desceu do monte ao povo e santificou o povo; e lavaram as suas vestes. E disse ao povo: Estai prontos ao terceiro dia; e não chegueis a mulher. E aconteceu ao terceiro dia, ao amanhecer, que houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial. E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte. E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subia como fumaça de um forno, e todo o monte tremia grandemente. E o sonido da buzina ia crescendo em grande maneira; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta. E, descendo o Senhor sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou o Senhor a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu”.  (Ex 19.10-20 – ARC)

1.3 – Famílias conscientes da importância da comunicação

Evangelista Leonardo Novais de Oliveira

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos que mantemos uma parceria missionária com a EQUIPE SEMEAR, localizada na cidade de Uberaba – MG, que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada