Buscar no blog

Betel Adultos – 1º Trimestre 2023 – 01-01-2023 – Lição 1 – Marcos e o seu evangelho

29/12/2022

Este post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira

TEXTO ÁUREO

“Só Lucas está comigo. Toma Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.” 2 Timóteo 4.11

TEXTOS DE REFERÊNCIA

ATOS 12.9-12 

9- E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão. 

10- E, quando passaram a primeira e a segunda guarda, chegaram à porta de ferro que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele. 

11- E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de tudo o que o povo dos judeus esperava. 

12- E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Apontar a relevância de viver em um lar cristão. 
  • Mostrar que um momento de fracasso não é nosso fim. 
  • Falar que Deus sempre está disposto a nos restaurar.

INTRODUÇÃO

Olá, irmãos. Paz do Senhor.

Chegamos ao ano 2023 e, consequentemente, ao início de um novo trimestre.

Queremos agradecer a Deus por ter nos conduzido com saúde até este momento e a todos vocês que são nossos assinantes.

A EBD Comentada foi fundada em 2017 com o objetivo de capacitar e aperfeiçoar o conhecimento de professores de EBD no Brasil e no mundo, contribuindo com o crescimento da obra do Senhor.

Além disto, parte dos recursos que arrecadamos com as assinaturas é destinado ao campo missionário, especificamente ao apoio financeiro do Pastor Osvair Braga que serve ao Senhor na Venezuela, um país muito sofrido.

Vivenciamos inúmeras dificuldades, pensando em desistir por algumas vezes, porém, como o Senhor tem nos ajudado, aqui estamos.

Desejamos que neste ano, as bençãos do Senhor estejam sobre cada um de vocês bem como na vida de seus alunos.

Nunca se esqueçam que a tarefa de ministrar as aulas de EBD na igreja em que congregam foi dada a vocês e, desta forma, a responsabilidade de entregar o melhor aos alunos é sua.

Desta forma, a melhor forma de contribuir com o crescimento dos alunos é investir na aquisição de conteúdos que lhes capacite a entregar o melhor.

Quando um trimestre se inicia, temos por hábito lembrar-lhes que criamos um curso de capacitação e aperfeiçoamento para professores de EBD cujo nome é COMO PREPARAR E MINISTRAR UMA AULA DE EBD IMPACTANTE.

Neste curso abordamos assuntos como:

  • O chamado.
  • A importância da graça para um professor de EBD.
  • A importância do estudo.
  • A dedicação ao ensino.
  • Como utilizar a revista da EBD.
  • O processo de comunicação, dentre outros.

Você pode conhecer o curso através do link abaixo.

https://ebdcomentada.com/landing-do-curso-ebd-impactante/

Também fazemos menção do grupo de WhatsApp criado para auxiliar aqueles que se dedicam à nobre tarefa do ensino bíblico.

Você pode fazer parte clicando no link abaixo.

https://chat.whatsapp.com/BQgs04aUvYy9jDq22AxGXe

O assunto escolhido pela Editora Betel para este trimestre traz um estudo sobre o Evangelho escrito por Marcos, um evangelista que não estava entre os dozes discípulos diretos de Jesus, mas trouxe relatos extraordinários sobre a vida e ministério do Senhor.

É necessário lembrarmos que o Evangelho é de Jesus Cristo, porém foi escrito por Marcos e outros 3 evangelistas.

Cada Evangelho, que não é simplesmente descrição da vida de Jesus, provém da visão própria do respectivo evangelista, querendo todos eles atingir e convencer determinadas comunidades. Devem, portanto, ser explicados e  entendidos com base a esse contexto

O Dicionário Vine nos mostra o conceito desta palavra.

“ ‘euangelistes’ que é traduzido como “mensageiro do bem” (eu – bem e angelos – mensageiro) e denota “pregador do Evangelho” (At 21.8; Ef 4.11; 2 Tm 4.5), que deixa claro a distinção da função nas igrejas. É um contraste com o verbo euangelizo, que significa “proclamar boas novas”, e o termo euangelion, “boas notícias, evangelho”. Os missionários são evangelistas por serem essencialmente pregadores do Evangelho.”

De forma  simples e direta, a palavra evangelista é conceituada como sendo alguém que leva o Evangelho de Cristo às pessoas.

A Bíblia possui 4 Evangelhos, ou seja, histórias de Jesus contadas por 4 pessoas diferentes, sendo que 3 são considerados Evangelhos Sinóticos (aqueles que abordam os mesmos assuntos contados por óticas diferentes), sendo semelhantes em conteúdo e estrutura.

Dentro da Bibliologia, matéria que estuda a Bíblia e toda sua estrutura, o Novo Testamento é dividido da seguinte forma.

O Novo Testamento está dividido em 4 partes: Os Evangelhos, O Livro Histórico, As Epístolas e o Livro Profético, distribuídos da seguinte maneira:

Os Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.

O Livro Histórico: Atos dos Apóstolos.

As Epístolas, subdivididas em:

  • Epístolas de Paulo: Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito, Filemon.
  • Epístolas Gerais: Hebreus, Tiago, 1 Pedro, 2 Pedro, 1 João, 2 João, 3 João, Judas.
  • O Livro Profético: Apocalipse

O estudo deste trimestre será focado no Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Marcos, deixando claro que não se trata do Evangelho de Marcos e sim, do que Marcos se propôs a escrever sobre Jesus, o Cristo.

O evangelho  de Marcos não  é uma biografia,  mas  uma narrativa ou esboço  breve, ainda que altamente dramática, que tem como tema central retratar a Jesus como operador  de  milagres,  como  o  profeta  e  o Messias.

1 – QUEM FOI MARCOS

A lista com o nome dos doze apóstolos de Jesus, descrita por Mateus, no Evangelho que leva seu nome.

“Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.”  (Mt 10.2-4 – ARC)

Ao analisarmos os nomes, veremos que Marcos não foi listado entre os 12 e, por este motivo, não é um dos discípulos diretos de Jesus.

Não temos muitas informações a respeito de quem era João Marcos, porém a Bíblia nos dá sinais de quem ele morava em Jerusalém e que era de uma família que adquirira prosperidade financeira.

Era comum entre as famílias romanas, ter um nome em grego e outro em latim ou hebraico e latim (romano) como é o caso de João Marcos.

O teólogo americano Norman Champlim traz algumas informações importantes a respeito deste assunto.

“O primeiro nome de Marcos, João, significa Yahweh  mostrou  graça (ver II Reis 25:23).  Marcos (no latim,  Marcus),  evidentemente fora seu nome latino adotado. Muitas famílias judaicas tinham dois nomes, um de origem hebraica  e outro  de  origem  grega  ou  latina.  As  famílias judaicas  cujos membros  haviam  sido  capturados  na  guerra  como  escravos,  e  que  mais tarde haviam sido soltos, com frequência tomavam nomes latinos «libertos», geralmente o mesmo nome  da  família  a  quem  haviam  servido.  Todavia, «Marcos» é nome próprio,  e não sobrenome ou nome de família, pelo que essa regra não se aplica  aqui.  Não  era  incomum,  seja  como  for,  que  os judeus do primeiro século de nossa era tivessem dois nomes, por quaisquer motivos, um dos quais era de origem hebraica e outro de origem grega ou latina.  Talvez  isso  resultasse  do  fato  de  viverem  em  uma  cultura greco-latina, onde o grego se tomara o idioma internacional, ao passo que o latim era o idioma oficial,  político.” 

É interessante observar que, nas referências paulinas, o nome  de  Lucas  aparece  no  mesmo  contexto. 

O livro de Atos nos mostra que ele era filho de uma mulher chamada Maria e que os discípulos se reuniam em sua casa.

“E, considerando ele nisso, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.” (At 12.12 – ARC) 

O livro de Atos também nos mostra que Barnabé, possivelmente tio de Marcos, (Cl 4.10) possuía propriedades.

“Então, José, cognominado, pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da Consolação), levita, natural de Chipre, possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.” (At 4.36,37- ARC)

Não sabemos nada sobre o pai de João Marcos e o fato da Bíblia não citar seu nome pode estar relacionado a uma viuvez por parte de Maria.

Alguns historiadores acreditam que o jovem, citado no evangelho escrito por Marcos, no capítulo 14, versículo 51, é o escritor, porém, como isto não pode ser provado, não devemos afirmar.

O texto do capítulo 12 do livro de Atos, nos mostra que aquele jovem chamado João Marcos, foi levado em uma das viagens missionárias de Paulo, na companhia de seu tio Barnabé.

“E Barnabé e Saulo, havendo terminado aquele serviço, voltaram de Jerusalém, levando também consigo a João, que tinha por sobrenome Marcos.” (At 12.25 – ARC)

Se compararmos os versículos 12 e 25, veremos que trata-se da mesma pessoa.

Alguns teólogos afirmam que João Marcos foi um tipo de intérprete de Pedro, escrevendo tudo o que ele falava, porém, não temos como provar esta teoria.

1.1 – Marcos teve a graça de viver em um lar cristão

Ainda que seja uma grande benção nascer em um lar genuinamente cristão, não podemos afirmar que João Marcos nasceu em um destes, somente pelo fato da primeira menção relatada na Bíblia estar associada à sua casa.

Havia se passado pouco tempo entre o período em que Jesus ministrou neste mundo e a narrativa de Atos 12, sendo este o motivo de não podermos afirmar que Marcos tenha sido criado em um lar cristão.

João Marcos pode ter se convertido durante o ministério terreno de Jesus ou até mesmo durante a pregação de Pedro no Dia de Pentecostes e isto não nos dá permissão para afirmarmos que ele viveu em um lar cristão, ainda que tenha vivido por um pequeno período de tempo, pois a afirmação associa o fato dele ter aprendido os princípios cristãos através de sua criação.

Utilizar conjecturas para aprovar nossas ideias é algo muito perigoso, pois pode dar vazão aos mais diversos tipos de interpretação.

Por causa das conjecturas, diversas heresias foram introduzidas nas igrejas cristãs.

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa conceitua esta palavra da seguinte forma.

  1. Opinião, com fundamento incerto ou não verificado. = HIPÓTESE, PRESUNÇÃO, SUPOSIÇÃO. 
  1. Ato ou efeito de conjecturar. 

O mais provável é que João Marcos tenha experimentado a transformação operada na conversão e estar sendo santificado pela Palavra de Deus.

1.2 – Marcos teve um lar a serviço do reino de Deus

Esta frase é verdadeira, apesar de não sabermos por quanto tempo isto aconteceu.

O fato de Maria, mão de João Marcos, ter cedido sua casa para reuniões de oração, demonstra que aquela mulher era uma serva fiel, haja vista, os judeus estarem sofrendo perseguições por parte do Império Romano.

Não podemos afirmar que só havia aquela casa para que os cristãos se reunissem, haja vista, existirem muitos cristãos em Jerusalém, por ocasião da grande colheita de almas descrita no início do livro de Atos.

De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas.” (At 2.41 – ARC) 

Champlim traz um comentário importante sobre este assunto.

“Com  alicerce nesta referência parece  que essa  Maria costumava usar sua casa para abrigar uma das congregações  dos crentes primitivos, posto que, nessa altura da história, no cristianismo ainda não se havia começado a edificar templos. As igrejas, pois,  se reuniam nos lares  franqueados  com esse propósito.  O  lar  desta  Maria evidentemente acolhia uma das principais congregações de Jerusalém, porquanto foi para ali que Pedro resolveu ir,  assim  que se viu solto da prisão.  Existem estudiosos que pensam que ali ficava o «cenáculo» que fora cena da última ceia. Essa tradição pode ser acompanhada de volta até o século IV de nossa era.  Tal  casa,  portanto,  provavelmente  agia  como uma  espécie  de quartel-general da igreja de Jerusalém. Observa-se que nessa casa havia um portão,  cuidado por uma porteira,  tal como  na  casa  do  sumo sacerdote. (Ver João 18:16).” 

Dedicar o que temos em prol do reino de Deus é uma benção e uma grande oportunidade de contribuirmos com o crescimento da Igreja.

Aqueles que conseguem fazer isto tornam a vida cristã mais simples e valiosa, pois existem locais em que a realização de uma reunião cristã é algo quase impossível.

Existem relatos das igrejas que estão em países comunistas ou muçulmanos, onde é proibido pregar o Evangelho às claras, que mostram quão úteis são as casas onde é possível realizar uma reunião em prol da pregação da Palavra de Deus.

Infelizmente, quando estes locais são descobertos, os prejuízos são incalculáveis, porém, mesmo assim, os verdadeiros cristãos continuam cedendo suas casas para as reuniões, assim como Maria fazia.

1.3 – Marcos é a prova clara de que o exemplo vem de casa

Felizes são os pais que conseguem ensinar os filhos através do exemplo e temos visto, ao longo da história, a continuação do propósito de Deus através da salvação e da escolha de filhos e filhas para a obra do Reino.

Milhares de famílias são presenteadas por Deus com filhos e filhas que são salvos e entregam suas vidas para a obra do Senhor.

Não estamos falando de sucessão ministerial, onde o filho herda o ministério do pai, pois isto não é bíblico, mas na sucessão das bençãos de Deus na vida dos filhos daqueles que permanecem fiéis ao Senhor.

É provável que João Marcos tenha convivido com os discípulos diretos de Jesus e tenha se espelhado neles e, quando comprovou que o Senhor tinha um chamado específico em sua vida, teve condições de firmar-se na mesma fé professada por eles.

O apóstolo Paulo fala sobre isto em sua carta aos efésios.

“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem-ajustado, cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.” (Ef 2.19-22 – ARC)

A história nos mostra homens e mulheres que marcaram sua geração por tornarem-se exemplos para muitos, como é o caso de Khatarina Lutero – esposa de Martinho Lutero (1499 – 1552); Susannah Wesley – mãe de John Wesley (1669- 1742), dentre outros.

O link abaixo traz um rico estudo a respeito da importância de criarmos nossos filhos de acordo com os ensinamentos bíblicos.

https://ibmjcatarina.com.br/esbocos/a-influencia-de-uma-mae-crente-sobre-seus-filhos/

2 – PARTICULARIDADES DO EVANGELHO DE MARCOS

Evangelista Leonardo Novais de Oliveira

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada