Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Adultos – 4º Trimestre de 2019 – 10-11-2019 – Lição 6: A Rebeldia de Saul e a rejeição de Deus

04/11/2019

Este post é assinado por Eliel Goulart

Texto Áureo

“Porque a rebeldia é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.” – I Samuel 15.23

Verdade Prática

Ao cristão nascido de novo não cabe praticar o pecado da rebeldia, pois fazê-lo é reviver a velha natureza.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

I Samuel 15.17-28 

17 E disse Samuel: Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel? E o Senhor te ungiu rei sobre Israel. 

18 E enviou-te o Senhor a este caminho e disse: Vai, e destrói totalmente a estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até que os aniquiles. 

19 Por que, pois, não deste ouvidos à voz do Senhor? Antes, voaste ao despojo e fizeste o que era mal aos olhos do Senhor. 

20 Então, disse Saul a Samuel: Antes, dei ouvidos à voz do Senhor e caminhei no caminho pelo qual o Senhor me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente; 

21 mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao Senhor, teu Deus, em Gilgal. 

22 Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. 

23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.

24 Então, disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho traspassado o dito do Senhor e as tuas palavras; porque temi o povo e dei ouvidos à sua voz. 

25 Agora, pois, te rogo, perdoa-me o meu pecado e volta comigo, para que adore o Senhor. 

26 Porém Samuel disse a Saul: Não tornarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, já te rejeitou o Senhor, para que não sejas rei sobre Israel. 

27 E, virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela borda da capa e a rasgou. 

28 Então, Samuel lhe disse: O Senhor tem rasgado de ti hoje o reino de Israel e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

A rebeldia é um princípio de Satanás.

Não há ser mais rebelde do que ele.

A humildade e submissão são princípios de Cristo.

Não há ninguém mais humilde e submissão do que Cristo.

As sentenças mais duras da Bíblia são destinadas aos rebeldes.

Cristo Jesus foi sempre humilde, submisso e obediente. Estas três virtudes trazem bem aventurança, vitória e glorificam ao nome do Senhor.

Pelo menos três bênçãos acontecem a favor dos humildes:

1 – São exaltadas por Deus – I Pedro 5.5 – “…e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”

2 – São ouvidas por Deus – Salmo 69.32 e 33 – “Alegrar-se-ão os humildes e animar-se-ão os corações dos que buscam a Deus. Porquanto todos verão que Deus ouve os necessitados e não despreza os alquebrados.” – Versão King James.

3 – São grandes no Reino de Deus – Mateus 18.4 – “Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus.”

Os que obedecem recebem o Espírito Santo, que nos conduz a exaltar o nome do Senhor Jesus – Atos 5.32 – “…nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.”

Os que obedecem  são abençoados – Deuteronômio 11.27 – “A bênção, quando ouvirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos mando.”

A obediência, para Noé, foi escape – Hebreus 11.7 – “Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.”

A obediência, para Abraão, foi comunhão com Deus – Hebreus 11.8 – “Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu…”  Romanos 1.5 fala-nos da “obediência da fé”.

A obediência, para Naamã, foi cura – II Reis 5.1 a 14.

Nesta lição, aprenderemos sobre as consequências da desobediência na vida do primeiro rei de Israel, Saul.

I – DEFINIÇÃO DE REBELDIA

1 – Conceito

Rebeldia, no conceito comum, é obstinação excessiva e teimosia. Sinônimo de desobediência.

Rebeldia é insubmissão. O rebelde é indisciplinado e não acata ordens. Sempre lhe move uma força obstinada de ser contrário às autoridades.

Da rebeldia vem a rebelião. A resistência às leis, normas, à ordem estabelecida.

Este é o conceito do dicionário.

Da rebeldia vem as contendas.

II Timóteo 2.24 – “E ao servo do Senhor não convém contender…”

Há três esferas nas quais devemos resistir à rebeldia:

1 – na da família – Efésios 6.1 – “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.”

Efésios 5.22 e 25  – “Vós, mulheres, sujeita-vos a vosso marido, como ao Senhor. Vós, maridos, amai vossa mulher…”

2 – na da Igreja – I Coríntios 16.15 e 16 – “E, agora, irmãos, eu vos peço o seguinte (sabeis que a casa de Estéfanas é as primícias da Acaia, e que se consagraram ao serviços dos santos): que tambémvos sujeiteis a esses tais, como também a todo aquele que é cooperador e obreiro.” – Almeida Revista e Atualizada.

3 – na da mundo – Romanos 13.1 – “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus.”

E quantos aos empregados e servidores em geral:

Tito 2. 9 e 10 – “Quanto aos servos, que sejam, em tudo, obedientes aos seus próprios senhores, dando-lhes motivo de satisfação; não sejam respondões, não furtem; pelo contrário, dêem prova de toda a fidelidade, a fim de ornarem, em todas as cousas, a doutrina de Deus, nosso Salvador.” – Almeida Revista e Atualizada.

Rebeldia, no hebraico, pesha, tem o sentido de quebra de confiança. É pecado. É transgressão.

2 – O aspecto bíblico

Rebeldia, no hebraico, pesha, tem o sentido de quebra de confiança. É pecado. É transgressão.

Nas  Escrituras, a rebeldia manifesta-se principalmente por palavras.

Por palavras, porque do que está cheio o coração a boca fala – Mateus 12.34. A rebeldia é um pecado interior. Como a lepra. Manifesta de dentro para fora. Observamos facilmente o rebelde quando ele fala. Se há obediência ou há rebeldia no coração, saberemos definir pelas palavras faladas pela boca da pessoa. Lembramos que Eva acrescentou palavras à Palavra de Deus. Miriã e Arão falaram contra Moisés. E por que não relembrar a seríssima rebelião de Coré e seus aliados que falaram duramente e abertamente contra Moisés diante da congregação?

Por estes e outros exemplos bíblicos, confirmamos que a rebeldia está ligada à natureza carnal, caída, que chamamos de adâmica.

O rebelde torna-se carnal. E o carnal afeiçoa-se com facilidade ao rebelde.

Respeitado pregador certa vez disse: “Palavras rebeldes brotam de um raciocínio rebelde, e uma razão rebelde trama todo o pensamento de rebeldia.”

Permita-me registrar outra frase de exemplar pregador, explicando ilustrativamente a rebeldia do ´eu tenho razão´, dizia ele: “No inferno há um demônio chamado razão. Portanto, quando alguém se torna desobediente e resistente contra a Bíblia, ainda que com aparência de cristão, é o caso de dizer a ele: Você está possuído de razão!”

3 – O cristão e a rebelião

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada