Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Adultos – 4º Trimestre de 2019 – 08-12-2019 – Lição 10: O pecado do homem segundo o coração de Deus

02/12/2019

Este post é assinado por Eliel Goulart

Texto Áureo

“Porém esta coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do Senhor.” – II Samuel 11.27

Verdade Prática

Somente o revestimento da graça divina, na força e no poder do Espírito Santo, pode livrar-nos do pecado – a ofensa premeditada contra Deus.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

II Samuel 11.1 a 18 

1 E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem para a guerra, enviou Davi a Joabe, e a seus servos com ele, e a todo o Israel, para que destruíssem os filhos de Amom e cercassem Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. 

2 E aconteceu, à hora da tarde, que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. 

3 E enviou Davi e perguntou por aquela mulher; e disseram: Porventura, não é esta Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu? 

4 Então, enviou Davi mensageiros e a mandou trazer; e, entrando ela a ele, se deitou com ela (e já ela se tinha purificado da sua imundície); então, voltou ela para sua casa. 

5 E a mulher concebeu, e enviou, e fê-lo saber a Davi, e disse: Pejada estou.

6 Então, enviou Davi a Joabe, dizendo: Envia-me Urias, o heteu. E Joabe enviou Urias a Davi. 

7 Vindo, pois, Urias a ele, perguntou Davi como ficava Joabe, e como ficava o povo, e como ia a guerra. 

8 Depois, disse Davi a Urias: Desce à tua casa e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo saiu atrás dele iguaria do rei. 

9 Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor, e não desceu à sua casa. 

10 E o fizeram saber a Davi, dizendo: Urias não desceu à sua casa. Então, disse Davi a Urias: Não vens tu de uma jornada? Por que não desceste à tua casa? 

11 E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficam em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida e pela vida da tua alma, não farei tal coisa. 

12 Então, disse Davi a Urias: Fica cá ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte. 

13 E Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; e, à tarde, saiu a deitar-se na sua cama, como os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa.

14 E sucedeu que, pela manhã, Davi escreveu uma carta a Joabe e mandou-lha por mão de Urias. 

15 Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra. 

16 Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes. 

17 E, saindo os homens da cidade e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu. 

18 Então, enviou Joabe e fez saber a Davi todo o sucesso daquela peleja.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Os antigos pregadores alertavam que há tentação a qual devemos resistir. Tiago 4.7: “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós.”  E há pecado do qual devemos fugir. I Coríntios 6.18: “Fugi da prostituição.”

Em geral, as nossas escolhas erradas resultam de atitudes espirituais que denunciam a falta de vigilância.

E estas atitudes pecaminosas trazem-nos consequências trágicas, a alguma altura de nossa vida.

Com Davi não foi diferente. Seu drama de adultério e homicídio que, num momento em que não vigiou e nem refletiu, pecou, trouxeram-lhe  implicações espirituais, sociais, físicas e emocionais.

A pergunta básica para nós, aprendida neste contexto da vida do rei Davi é a seguinte: a minha escolha me aproximará ou me afastará de Deus? Aprendemos  o que Davi mais temeu: perder a presença de Deus.

Salmo 51.11 – “Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo.” 

Salmo 73.28 – “Mas, para mim, bom é aproximar-me de Deus.

I – SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

1 – O homem segundo o coração de Deus

I Samuel 13.14 – “Já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração.”

Ou seja, um homem que cumpra todos os desejos do coração de Deus. Que não se oponha as ordens de Deus.

Esta expressão ocorre apenas aqui e na citação de Atos 13.22 – “Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.”

O tempo do cumprimento não foi definido. A linguagem profética descreve algo como já feito, quando está ainda na fase de determinado. Estima-se que Davi era ainda muito novo e há comentaristas bíblicos que até entendem que ainda não havia nascido, quando Samuel proferiu tal profecia.

O essencial aqui é a descrição de que o homem segundo o coração de Deus seria de caráter diferente de Saul. De caráter contrastante com o de Saul: ele cumpriria a vontade de Deus, cumpriria os propósitos de Deus em relação ao Seu Povo.

Um homem segundo o coração de Deus é, verdadeiramente, um servo. Servo de Deus a serviço do povo de Deus.

Um homem segundo o coração de Deus, anela por honrar a Deus.

Um homem segundo o coração de Deus age na dependência do Senhor.

Um homem segundo o coração de Deus está pronto ao arrependimento.

2 –Davi era o escolhido de Deus, mas deu lugar ao diabo    

Efésios 4.27 – “Não deis lugar ao diabo.”

Lugar, do grego topos, significa ´não deis um ponto de apoio, uma oportunidade, uma ocasião para agir´. Figurativamente, não dê condição ao diabo para agir.

Como podemos reagir não dando lugar a ele?

Trazendo à memória as promessas de nosso Pai Celestial. Pense na Palavra de Deus, tão consoladora, e tudo o que ela envolve: o amor de Deus por nós, Seus atributos poderosos que operam a nosso favor, Sua natureza gloriosa que manifesta a Graça abundante e transbordante sobre nós.

Lembre-se de que o diabo foi vencido (Mateus 4) pela Palavra!

Traz à mente e ao coração a obra de supremo amor que o Senhor Jesus fez por nós. E ainda está a fazer por todos que cremos em Seu bendito nome. Ao pensar na Obra da Cruz, nós nos fortalecemos contra dar ocasião ao diabo.

Ore! A oração é arma tanto de defesa quanto de ataque espirituais. O hino 67 da nossa Harpa Cristã diz assim: “Jesus teve completa vitória, porque sempre viveu em oração.”

Por fim, outro motivo decisivo é pensar na crueldade, malignidade e destino final do diabo. Nunca jamais compensa dar ´ponto de apoio´ a ele em nossa vida.

Davi certa vez orou – II Samuel 22.33 – “Deus é a minha fortaleza e a minha força, e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho.”  

II – O AMBIENTE EM QUE DAVI PECOU

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada