Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Adultos – 4º Trimestre de 2019 – 01-12-2019 – Lição 9: O reinado de Davi

28/11/2019

Este post é assinado por Eliel Goulart

Texto Áureo

“E entendeu Davi que o Senhor o confirma rei sobre Israel e que exaltara o seu reino por amor do seu povo.” – II Samuel 5.12.

Verdade Prática

A glória do reinado de Davi deve-se, antes de tudo, à boa mão de Deus que estava sobre ele.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Lucas 12.36-38; 42-46

1 – Então, todas as tribos de Israel vieram a Davi, a Hebrom, e falaram, dizendo: Eis-nos aqui, teus ossos e tua carne somos.

2 – E também dantes, sendo Saul ainda rei sobre nós, eras tu o que saías e entravas com Israel; e também o SENHOR te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel e tu serás chefe sobre Israel.

3 – Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, a Hebrom; e o rei Davi fez com eles aliança em Hebrom, perante o SENHOR; e ungiram Davi rei sobre Israel.

4 – Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; quarenta anos reinou.

5 – Em Hebrom reinou sobre Judá sete anos e seis meses; e em Jerusalém reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá.

6- E partiu o rei com os seus homens para Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam naquela terra e que falaram a Davi, dizendo: Nãov entrarás aqui, a menos que lances fora os cegos e os coxos; querendo dizer: Não entrará Davi aqui.

 7 – Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a Cidade de Davi.

8 – Porque Davi disse naquele dia: Qualquer que ferir os jebuseus e chegar ao canal, e aos coxos, e aos cegos, que a alma de Davi aborrece, será cabeça e capitão. Por isso, se diz: Nem cego nem coxo entrará nesta casa.

9 – Assim, habitou Davi na fortaleza e lhe chamou a Cidade de Davi; e Davi foi edificando em redor, desde Milo até dentro.

10 – E Davi se ia cada vez mais aumentando e crescendo, porque o SENHOR, Deus dos Exércitos, era com ele.

11 – E Hirão, rei de Tiro, enviou mensageiros a Davi, e madeira de cedro, e carpinteiros, e pedreiros, que edificaram a Davi uma casa.

12- E entendeu Davi que o SENHOR o confirmava rei sobre Israel e que exaltara o seu reino por amor do seu povo.

 INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Nesta Lição 9 aprenderemos lições decorrentes da subida de Davi ao trono de Israel e dos primeiros anos de seu reinado.

Veremos como Davi conseguiu pacificar e unificar  o povo de Israel, e expandindo as fronteiras de Israel até aos limites prometidos por Deus a Abraão.

II Samuel 9.6b – “E o Senhor guardou a Davi por onde quer que ia.”

Assim como o rei Davi subjugou os inimigos, que tantas aflições traziam sobre Israel, o Senhor Jesus também subjugará os inimigos da Igreja sob Seus pés.

Davi venceu os filisteus, os sírios, os moabitas e edomitas que tantas perdas afligiam aos israelitas. Hoje também lutamos contra o mundo, a carne e o diabo, e não lutamos sozinhos, pois o Senhor Jesus, Capitão da nossa Salvação, dá-nos proteção e livramento. E nós Lhe damos glória!

Salmo 3.8 – “A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção.”

I – DAVI É CONSTITUÍDO REI

1 – Três motivos para a sua escolha

1 – II Samuel 3.10 – “Transferindo o reino da casa de Saul e levantando o trono de Davi sobre Israel e sobre Judá, desde Dã até Berseba.”                                           

O Senhor prometeu estabelecer o trono de Davi sobre Israel e sobre Judá.

Portanto, o primeiro e solene motivo é a promessa de Deus.

2 – I Crônicas 11.1 e 2 – “Então, todo o Israel se ajuntou a Davi em Hebrom, dizendo: Eis que somos teus ossos e tua carne.”

Após o fim do reinado de Saul, que vinha antes em declínio, inclusive com o governo frágil de Isbosete, que era manipulado por Abner, homem influente, seu parente e general do exército – II Samuel capítulos 2 a 4 – então todo o Israel se reuniu em Hebrom, local de sepultamento dos patriarcas, então capital de Judá, e fala a Davi um provérbio de unidade física e unidade moral. Davi não era um estrangeiro, um de fora, mas antes usufruía do afeto das tribos que estavam ao lado dele. E eles o consideravam um deles. Leia Gênesis 2.23 – “Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne” e também a expressão de Abimeleque, em Juízes 9.2 – “Lembrai-vos também de que sou osso vosso e carne vossa.”

O segundo motivo era o fato de Davi ser um nascido no meio de Israel.

3 – I Samuel 18.16 – “Porém todo o Israel e Judá amavam Davi, porquanto saía e entrava diante deles.”

Davi liderou Israel e Judá nas suas campanhas militares. Ele obteve sucesso ao comandar suas tropas para as batalhas.

Saul tinha más intenções contra Davi. Então o pôs como chefe militar de mil, esperando que ele morresse pelas mãos dos inimigos – I Samuel 18.17 – “Porque Saul dizia consigo: Não seja contra ele a minha mão, mas, sim, a dos filisteus.” E I Samuel 18.25 – “Porquanto Saul tentava fazer cair a Davi pela mão dos filisteus.”

Meus amados, do mal Deus tira o bem. Gênesis 50.20 – “Vós bem intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem.”

Como resultado, eis o terceiro motivo de Davi ter sido escolhido rei: como líder militar Davi firmou-se nos afetos do povo.

2 – Davi como pastor e chefe

I Crônicas 11.2 – “E também já dantes, sendo Saul ainda rei, eras tu o que fazias sair e entrar a Israel; também o Senhor, teu Deus, te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel e tu serás chefe sobre o meu povo de Israel.”

Davi era um chefe com coração de pastor. Esta expressão era cara aos ouvidos dos israelitas. Israel é comparado a um rebanho ao qual se apascentará, nos livros dos Salmos, Provérbios, nos profetas Isaías, Jeremias, Ezequiel, Sofonias,  Miquéias, Zacarias. Esta palavra ocorre 164 vezes no Antigo Testamento.

Chefe aqui é o governante. O líder político. O principal líder à frente de todo o Israel.

Após sete anos reinando em Hebrom, Davi é reconhecido rei sobre todo o Israel.

Literalmente, Davi alimentaria o povo de Deus. Mesma expressão usada para falar do Senhor Jesus – Isaías 40.11 – “Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os braços, recolherá os cordeirinhos e os levará no seu regaço; as que amamentam, ele as guiará mansamente.”

Salmo 80.1 – “Ó pastor de Israel, dá ouvidos; tu, que guias a José como a um rebanho, que te assentas entre os querubins, resplandece.” 

João 10.27 – “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos.”

  • As minha ovelhas – a maior identidade.
  • Ouvem a minha voz – a maior direção.
  • E eu conheço-as – a maior intimidade.
  • E elas me seguem – o maior Alvo.
  • E dou-lhes a vida eterna – a maior dádiva.
  • E nunca hão de perecer – a maior promessa.
  • E ninguém as arrebatará das minhas mãos – a maior garantia.

Jesus é o Supremo Pastor e Guia das nossas almas.

I Pedro 5.4 – “E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória.”

3 – Entrando em aliança com o povo

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada