Buscar no blog

CPAD Adultos – 4º Trimestre 2023 – 22-10-2023 – Lição 5 – Uma perspectiva pentecostal de missões

29/10/2023

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra”. Atos 1:8.

VERDADE PRÁTICA

O Espírito Santo derramado no Pentecoste é o mesmo Espírito que Deus deseja derramar de novo na Igreja da atualidade.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Atos 2.1-8, 14-18 

1 – Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; 

2 – e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 

3 – E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 

4 – E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. 

5 – E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. 

6 – E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. 

7 – E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando? 

8 – Como pois os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? 

14 – Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. 

15 – Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo esta a terceira hora do dia. 

16 – Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: 

17 – E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; 

18 – e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão; 

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Prosseguindo no tema geral deste quarto trimestre, “Até aos Confins da Terra – pregando o Evangelho a todos os povos até a volta de Cristo”, hoje estudaremos sobre o padrão bíblico da evangelização no mundo:

1 – Dependência e direção do Espírito Santo;

2 – Revestimento de poder pelo batismo com o Espírito Santo.

I –  UMA PERSPECTIVA PENTECOSTAL DE MISSÕES  

1 – Somos evangélicos

Somos evangélicos. E isto significa que somos (1) proclamadores e (2) testemunhas da obra redentora de Deus em Jesus Cristo a um mundo, literalmente, escravizado pelo pecado.

Proclamamos a redenção pessoal a quem crer e seguir em submissão ao Senhor Jesus. Que também a redenção é social, inserida nas bênçãos que seguem a salvação. Vemos as implicações sociais como secundárias à essencial implicação espiritual do indivíduo.

De qualquer forma, ser evangélico é viver o desafio de proclamar e traduzir o amor e a justiça por Jesus Cristo, de modo que a nossa proclamação seja a expressão de Cristo em nós.

2 – Somos pentecostais

Dizer que ´somos pentecostais´ significa dizer que cremos na atualidade do batismo com o Espírito Santo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme Atos capítulo 2. E que cremos também na atualidade das manifestações dos dons espirituais.

Somos pentecostais. Cremos a mensagem que o Espírito capacitou, com o revestimento de poder, aos crentes primitivos pregarem, continua a mesma:

1 – Jesus Cristo salva;

2 – Jesus Cristo cura;

3 – Jesus Cristo batiza com o Espírito Santo;

4 – Jesus Cristo breve voltará!

3 – Contribuições Pentecostais às Missões

A principal contribuição como evangélicos e pentecostal dada às Missões é a convicção que temos de que necessitamos do revestimento de poder do Espírito Santo na realização de Missões.

Na história das Missões está registrado a animadora experiência de crentes evangélicos pentecostais ao mandamento do IDE da Grande Comissão, com revestimento de poder do Alto e testemunhando em oração, pregando o Evangelho, sobretudo, porque tiveram um inesquecível encontro com o Senhor Jesus.

Entre os cristãos evangélicos pentecostais, muitos mesmo não entendendo completamente a Grande Comissão, pregam com uma excelência de fervor tal, e com resultados históricos marcantes, que os observadores concordam que testemunharam pelo poder do Espírito Santo.  

II – A OBRA MISSIONÁRIA DEPOIS DO PENTECOSTES

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada