Buscar no blog

CPAD Adultos – 4º Trimestre 2023 – 12-11-2023 – Lição 7 – A responsabilidade da igreja com os missionários

11/11/2023

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé”. Gálatas 6.10.

VERDADE PRÁTICA

É papel da Igreja responsabilizar-se integralmente com o cuidado de seus missionários.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

I Coríntios 9.9-14

9 – Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura, tem Deus cuidado dos bois? 

10 – Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança, e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante. 

11 – Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais?

12 – Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes, suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo. 

13 – Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar participam do altar? 

14 – Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho. 

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Na continuação das lições sobre Missões Transculturais, hoje veremos juntos sobre o dever da Igreja para com os missionários.

I –  A IGREJA E O SISTEMA DE APOIO AOS MISSIONÁRIOS

1 – A responsabilidade da Igreja

Entende-se por responsabilidade da Igreja o dever de responder às necessidades gerais do missionário. É ter consciência de que o missionário é tão somente um obreiro e irmão em Cristo, que está distante geograficamente.

A responsabilidade inclui os cuidados para com o missionário, sua família e, por extensão, à missão essencial da Igreja: ganhar as almas perdidas para a salvação em Cristo Jesus.

É necessário relembrar que a responsabilidade da Igreja de cuidar dos missionários está fundamentada no amor fraternal.  

2 – O sistema de apoio e a “obra de fé”

O sistema de apoio abrange o sustento financeiro, os auxílios materiais, o patrocínio de projetos, o contato pessoal com palavras de ânimo e consolação, a oração intercessória.

Pelo menos três práticas da graça de Deus são necessárias para constituir um sistema, no sentido de ter várias partes reunidas para dar sustentação:

1 – Oração;

2 – Fé;

3 – Amor sacrificial.

O missionário e a Igreja ligados pelos vínculos da oração, da e do amor sacrificial, ou seja, tanto por parte do missionário quanto por parte da Igreja. Estas três partes praticadas pelo missionário e pela Igreja resultam em sustentação espiritual, material e emocional. Sobretudo, resulta em glória a Deus, pois são práticas cristãs para obediência ao mandamento: “IDE por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura” – Marcos 16.15.

3 – O objetivo de Missões

Objetivo de Missões é aquele que se propõe a alcançar quando se realiza missões, sejam transculturais, nacionais, regionais ou com a visão de evangelismo local.

Certamente um objetivo espiritual é prioridade ante os demais: glorificar o Nome do Senhor Jesus – Salmos 8.9: “Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra! “ Admirável porque excelente, majestoso, elevado, poderoso!

Deus honra aos que honram a Ele! Cremos que, se a Igreja e o missionário, tiverem por objetivo: (1) a glória de Deus, (2) a salvação de almas e (3) a edificação da igreja “…o Deus de amor e de paz será convosco” – II Coríntios 13.11.  

II – O CUIDADO INTEGRAL DOS MISSIONÁRIOS

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada