Buscar no blog

CPAD Adultos – 4º Trimestre 2023 – 03-12-2023 – Lição 10 – O desafio da janela 10/40

01/12/2023

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“E desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo houvera sido nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio”. Romanos 15.20.

VERDADE PRÁTICA

A Janela 10/40 coloca diante de nós um dos maiores desafios missionários do mundo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Efésios 6.10 a 20 

10 – No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. 

11 – Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; 

12 – porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. 

13 – Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 

14 – Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, 

15 – e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 

16 – tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 

17 – Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, 

18 – orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos 

19 – e por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, 

20 – pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Quando observamos o mapa do Mundo, observamos o quanto ainda precisa ser feito para cumprirmos o IDE do Senhor Jesus, sobretudo, em Missões Transculturais. Nesta lição, estudaremos sobre a chamada Janela 10/40.

I – UMA BATALHA ESPIRITUAL CHAMADA DE JANELA 10/40

1 – Uma verdadeira batalha espiritual

Efésios 6.11: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus…”.

Paulo utiliza frequentemente a palavra, no sentido figurado, de ´revestir´. Neste versículo ele se refere à armadura de defesa e ataque do cristão, que servem à sua proteção. E ´revestir-se´ com a armadura completa que, inclusive, é o sentido do original grego panóplia.

Paulo enfatiza o quão importante e real é a batalha espiritual, e o quão necessário é ao crente, estar preparado contra os ataques do diabo. Este revestir-se é encorajado, mas a vitória vem por meio de Cristo. Efésios 6.10 exorta-nos a sermos “fortalecidos no Senhor e na força do seu poder”. A voz passiva do verbo no original grego sugere que nos mesmos não podemos fazer isso; só podemos ser fortalecidos pela graça do Senhor em nos, por meio de nossa fé que coopera com Ele.

Mais uma arma podemos usar neste enfretamento espiritual: a oração. Sem a oração, todo o revestir-se da armadura completa, seria inútil para o crente. O filho de Deus, peregrinando neste campo de batalha que é o mundo, deve andar no espírito interior de oração, em todo o tempo – Efésios 6.18: “Orando em todo o tempo…”. ´Tempo´, substantivo grego kairós, palavra tão conhecida dos crentes em geral, referindo-se a orar em toda a oportunidade.

2 – Nessa batalha devemos usar armas espirituais

A batalha é espiritual, e as armas são espirituais.

Efésios 6.14 e 15 lista as armas da nossa milícia, observando que não há arma de proteção para as costas, pois não se espera que um crente dê as costas ao inimigo, em retirada:

  1. Cinto da verdade: é o que mantém segura o vestuário do soldado em seu devido lugar. Se a verdade se retirar, teremos uma fé vacilante;
  2. Couraça da justiça: é a proteção de praticamente todo o corpo. É a justiça de Cristo imputada a nós. Utilize a sua justiça própria e você ficará tão frágil quanto um soldado desarmado;
  3. Calçado da preparação do evangelho da paz: os soldados devem possuir um calçado adequado e resistente às diversas situações de risco. Nossos pés representam o serviço missionário e o fato de estar calçado, a prontidão em aceitar este chamado. O cristão que recusa esta parte da armadura descobrirá, tarde demais, que não se chega ao Céu sozinho;
  4. Escudo da fé: o escudo protege o soldado contra os ataques inimigos. Da mesma sorte, a fé é o escudo que blinda o cristão não do sofrimento e dos pesares, mas de ser vencido por eles. “Sem fé é impossível agradar a Deus” – Hebreus 11:6;
  5. Capacete da salvação: assim como o capacete protege o soldado na guerra, a salvação em Cristo Jesus blinda a nossa mente contra as estratégias do Maligno. Não podemos, de forma alguma, permitir que a nossa mente vagueie sem propósito pelas sendas do mal. “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente” Romanos 12:2;
  6. Espada do Espírito: a espada é a única arma ofensiva desta armadura. Como também escreveu Paulo: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes” – Hebreus 4:12. Ela faz separação entre santo e profano, limpo e imundo, justo e ímpio. Um crente sem o conhecimento das Escrituras é um crente indefeso e presa fácil do inimigo.

3 – Enfrentando a batalha espiritual da Janela 10/40

Aproximadamente 95% das pessoas menos alcançadas pelo evangelho são habitantes da Janela 10-40; e entre os 52 países menos evangelizados do mundo 31 estão nela. Segundo um renomado pastor e missionário: “De fato, 79% das pessoas mais pobres também estão nos países menos evangelizados do mundo. Quando alguém os relaciona com a Janela 10-40, verifica-se que 99% desses 2.300 milhões menos evangelizados vivem na Janela 10-40. Apenas 6% da força missionária trabalha agora entre estes, que constituem 44% da população mundial. Este, de fato, é o maior desafio desta década para o cristão consagrado”.

A janela 10/40 possui 62 países, com 3,8 bilhões de pessoas, das quais 1,8 bilhões nunca ouviram de Cristo, Cristianismo ou Evangelho. Eis a relação dos países: Afeganistão, Arábia Saudita, Argélia, Bangladesh, Bahrein, Benin, Butão, Burkina-Fasso, Camboja, Catar, Cazaquistão, Chade, China, Chipre, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Autoridade Nacional Palestina (Faixa de Gaza e Cisjordânia), Filipinas, Formosa (Taiwan), Gâmbia, Gibraltar, Grécia, Guiné, Guiné-Bissau, Índia, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Japão, Jordânia, Kuwait, Laos, Líbia, Mali, Maldivas, Malásia, Mauritânia, Marrocos, Mongólia, Nepal, Nigéria, Omã, Paquistão, Portugal, Saara Ocidental, Senegal, Sudão, Síria, Sri Lanka, Tailândia, Tadjiquistão, Tibet, Tunísia, Turquia, Turcomenistão e Vietnã.

O mundo tem 6,5 bilhões de habitantes em 252 países e 60% da população mundial vive na Janela 10- 40; os países da janela são também em sua maioria os de maior intolerância aos cristãos e ao evangelho.

II – PRINCIPAIS DESAFIOS DA JANELA 10/40

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada