Buscar no blog

CPAD Adultos – 4º Trimestre 2023 – 01-10-2023 – Lição 1 – A Grande Comissão: Um enfoque etnocêntrico

28/09/2023

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“E disse-lhes: ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. Marcos 16.15.

VERDADE PRÁTICA

A ordem imperativa de Jesus aos seus discípulos aponta para a universalidade da pregação do Evangelho no mundo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Mateus 28.19, 20; Marcos 16.15-18 

Mateus 28 

19 – Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. 

20 – ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém! 

Marcos 16

15 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 

16 – Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 

17 – E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios, falarão novas línguas, 

18 – pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

As duas missões específicas da Igreja são:

1) Salvar os perdidos;

2) Conservar os que estão salvos.

Na missão de pregar o Evangelho há duas visões: a evangelização local e a evangelização transcultural. E esta última é a perspectiva desta primeira lição, aliás, será o enfoque deste trimestre: o etnocêntrico.

O termo etnia diz respeito a um povo ou nação e tem a sua origem no grego ethnikos. Mais concretamente, o conceito de etnia significa um grupo de pessoas com origens, interesses e experiências comuns e entre as quais existem níveis de solidariedade e identificação.

I – A GRANDE COMISSÃO

1 – O que é a Grande Comissão?

Marcos 16.15: “E disse-lhes: ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”.

Esta ordem expressa do Senhor Jesus é chamada de Grande Comissão. Aqui a palavra ´comissão´ tem o sentido de alguém encarregado a realizar algo ordenado, de ter um encargo, uma incumbência a obedecer. E esta ordem insere no mandamento do Senhor no sentido de proclamar Seu evangelho a todas as nações. Para que a obediência a esta Grande Comissão seja eficaz é necessário e essencial estar revestido de poder do Espírito Santo. É Ele quem convence do pecado – João 16.8 – e é o Autor da regeneração – Tito 3.5.

Certa vez, Charles H. Spurgeon pregou assim sobre Marcos 16.15: Ah, igreja de Deus! Teu Senhor te deu uma obra quase tão imensa quanto a criação de um mundo; aliás, é um trabalho maior do que isso; é recriar um mundo pela pregação do Evangelho. O que você pode fazer sobre isso? Você não pode fazer nada eficazmente, a menos que o Espírito Santo te capacite a fazer. Mas isso Ele fará, e se o crente cingir seus lombos e seu coração estiver aquecido pela chama do amor, então o crente será capaz de pregar Jesus Cristo a toda criatura sob o céu”.

2 – A questão cultural

Num conceito bem simplificado, cultura seria a rede de significados que o homem construiu e que se mantém ligado a ela. Significados nos relacionamentos sociais, na religião, na estética, na linguística, nos costumes e nos pré-conceitos.

A comunicação do Evangelho aos povos e nações é muito difícil se não imitarmos a Jesus. Para se fazer compreendido e mostrar amor, Ele se identificou com o homem, não somente fazendo-se homem, mas também culturalmente. João 1.11: “Veio para o que era seu…” – os seus eram os judeus. Por isso, Ele falou a língua do povo judeu, vestiu-se conforme eles vestiam na época, comeu o que eles comiam, dormiu onde eles dormiam. Enfim, Jesus foi um judeu como todos os outros, humanamente falando.

A questão cultural exige que devemos, com humildade, compreender um povo para o qual vamos pregar o Evangelho, falando a sua língua e evitando chocá-los contra a sua cultura, pois isto pode fechar as portas para a pregação do Evangelho. Eis dois exemplos que mostram dificuldades que os missionários enfrentam. Sobre a palavra ´coração´. Nós falamos sobre tristeza e alegria referindo-nos ao nosso coração. Para uma tribo africana dos karrés, isto não tem sentido, pois acreditam que as suas emoções estão localizadas no fígado. Quando estão tristes, dizem: “Meu fígado está doente”. E os da tribo bambara, referem-se à tristeza, dizendo: “Meu olho está preto”. (Costumes e Culturas – Uma Introdução à Antropologia Missionária – E. A. Nida – Edições Vida Nova – 1985 – páginas 5 e 6).

O amor de Deus se manifestará através de nosso viver quando pudermos pregar o Evangelho identificando-nos culturalmente com o povo ou a nação onde estivermos cumprindo o IDE do Senhor Jesus.   

3 – A ordem de fazer discípulos em todas as nações

Mateus 28.19: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

“Nações” – éthnos, substantivo grego, significando pessoas unidas praticando costumes semelhantes e formando cultura comum. Ocorre por 163 vezes no Novo Testamento, geralmente referindo-se aos gentios, mas também com a acepção de nação, e até para pagãos que não adoram o Deus verdadeiro (Strong).

“Todas as nações” é a ordem da Graça de Deus que fundamenta o mandamento e reveste-se de autoridade para ir aos povos. Os primeiros discípulos de Jesus eram judeus, e estes entendiam que a oferta de salvação era somente para a nação de Israel. O Senhor Jesus derrubou a parede de separação e comissionou os discípulos a irem a todos os lugares, pregando ao mundo a verdade do Evangelho.

4 – A eficácia e os objetivos da Grande Comissão

A eficácia da Grande Comissão está e cumprir totalmente a ordem do IDE. Os objetivos são:

1 – Pregar;

2 – Discipular;

3 – Batizar (integração).

As almas estão perecendo, morrendo aos milhões sem Cristo, e o último mandamento de Cristo para nós é: “Ide, ensinai todas as nações”. Nós estamos obedecendo? “Não posso ir”, diz alguém, “tenho uma família e muitos laços que me unem em casa”. Meu querido irmão, então, pergunto-lhe: você está indo o mais longe que pode? Você vai ao máximo da corda que o prende à sua família? Outra pergunta cuja resposta envolve a eficácia e os objetivos da Grande Comissão:  o que você está fazendo para ajudar os outros a irem?  Estamos, como igreja, fazendo uma parte justa pelos descrentes onde moramos? Quanto cada um de vocês dá por ano para missões estrangeiras? E para o evangelismo local. Quantas Bíblias por ano damos para evangelizar? Calcule quantos por cento é da sua renda anual. Ninguém pode ler seu coração. Mas um contador pode ler suas finanças e calcular a proporção de ofertas às Missões. Sugiro que você mesmo faça isso, enquanto eu também dou uma olhada nas minhas próprias. Vejamos todos o que mais pode ser feito para a expansão do Reino de Deus.

II – MISSÕES TRANSCULTURAIS

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada