Buscar no blog

CPAD Adultos – 3º Trimestre 2023 – 09-07-2023 – Lição 2 – A deturpação da doutrina bíblica do pecado

06/07/2023

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Por isso, nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado”. –  Romanos 3.20.

VERDADE PRÁTICA

O pecado de Adão arruinou toda a humanidade. Contudo, Jesus Cristo pode regenerar eficazmente o pecador.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Romanos 3.9 a 20. 

9 – Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma! Pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado, 

10 – como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. 

11 – Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus.

12 – Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. 

13 – A sua garganta é um sepulcro aberto, com a língua tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo de seus lábios. 

14 – cuja boca está cheia de maldição e amargura. 

15 – Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. 

16 – Em seus caminhos há destruição e miséria; 

17 – e não conheceram o caminho da paz. 

18 – Não há temor de Deus diante de seus olhos. 

19 – Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. 

20 – Por isso, nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Na continuação do tema geral sobre como viver num mundo dominado pelo espírito da Babilônia, hoje veremos sobre como se dá a negação do pecado segundo o conceito bíblico, e as suas nefastas consequências.

I – O ENSINO BÍBLICO DA NATUREZA PECAMINOSA

1 – Definição de Pecado

A palavra ´pecado´ ocorre, em toda a Bíblia por 749 vezes. Ela é mencionada pela primeira vez em Gênesis 4.7 e a última menção está em Apocalipse 18.5. Porém, a Bíblia usa inúmeras palavras para referir-se ao pecado. Há vinte termos básicos para conceituar a doutrina do pecado. As duas principais são o hebraico chatá e o grego hamartia, ambas com o sentido de ´errar o alvo´.

Em resumo, o conceito bíblico de pecado é o de transgressão da lei moral de Deus, seja por atos, pensamentos, palavras, intenções e por omissão e por ignorância.

A transgressão significa o pecado deliberado, cometido contra todos os apelos do Espírito Santo no nosso íntimo, por escolha própria, porque quer pecar, por rebeldia contra Deus. Inclui os erros, a corrupção das emoções, da vontade, do juízo, da consciência, dos desejos, enfim, das nossas ações. São os pecados cometidos conscientemente. Há os pecados que nos sãos ocultos, chamados de pecados por ignorância.

2 – A universalidade do Pecado

Salmos 51.5: “Em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe”. 

Ou seja, somos gerados com a inclinação inerente, dentro de nós, para pecar. O pecado é verdadeiramente universal. Abrange a todos e atinge a mim.

A universalidade do pecado é corroborada pelo testemunho da história geral: estima-se que mais de 100 bilhões de pessoas tenham vivido, e parte ainda vivendo, sobre a terra desde Adão. Sugere-se que um terço perdeu dessas pessoas perderam a vida pelas mãos de outras pessoas. Ou seja, esfaqueadas, apedrejadas, estranguladas, baleadas, envenenadas, bombardeadas, queimadas, enforcadas, enterradas vivas e afogadas. O pecado é universal.

O testemunho da nossa consciência, que embora possa ser corrompida, não pode ser negado. Alguém disse que a consciência é o alarme dentro de nós, posto por Deus. É o medidor, ou aferidor interno do pecado. A consciência golpeia a todos, independente de intelecto, de vigor da saúde, de descendência familiar ou de condições financeiras. Quantos suicidaram por causa do remorso, levados ao desespero por causa de seus atos pecaminosos. O pecado é universal.

Oito pessoas na Bíblia fizeram a declaração tão trágica, porém verdadeira: Pequei!

1 – Faraó – 2 – Balaão – 3 – Acã – 4 – Saul –  5 – Davi – 6 – Jó – 7 – o filho pródigo – 8 – Judas. E destas oitos personagens bíblicos, somente três fizeram confissão sincera e receberam o perdão de Deus – Davi, Jó e o filho pródigo. O pecado é universal.

3 – Corrupção Total

Romanos 5.19: “Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos”.

Quando os nossos primeiros pais, Adão e Eva, pecaram, caindo de seu estado original de justiça e retidão, para um estado de corrupção espiritual, moral, emocional e física. A culpa desta corrupção foi imputada (atribuída), e a resultante corrupção da alma e do corpo, foi transmitida para todos os descendentes naturais. Gênesis 6.5: “E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente”.  

A Bíblia identifica para o profeta Jeremias que a ´fonte contaminada´ como o coração do homem, como a sede, a centralidade do nosso intelecto, vontade e emoções, ou seja, tudo o que nos distingue como humanos, forma os nossos pensamentos, e determina a nossa conduta, o nosso comportamento externo – Jeremias 17. 1 e 9: “O pecado de Judá está escrito com um ponteiro de ferro, com ponta de diamante, gravado na tábua do seu coração e nos ângulos de seus altares. Enganoso é o coração, mais do todas as coisas, e perverso; quem os conhecerá?”.

Não somos culpados de pecado por causa do meio onde fomos criados, nem por causa das repreensão e traumas, da forma como fomos educados, ou por causa dos maus exemplos que dos procederes dos outros. Nós somos pecadores desde o próprio coração.

Qual a resposta de Deus para a realidade da corrupção do pecado? O Evangelho de Jesus Cristo! A salvação tripla através de Cristo Jesus: a regeneração, a justificação, a santificação. 

II – AS TEOLOGIAS MODERNAS

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada