Buscar no blog

CPAD Adultos – 3º Trimestre 2023 – 06-08-2023 – Lição 6 – A desconstrução da masculinidade bíblica

04/08/2023

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar”. –  Gênesis 2.35.

VERDADE PRÁTICA

O homem foi criado com qualidades que expressam virilidade, responsabilidade e liderança.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Rute 4.7-13 

7 – Havia, pois, já de muito tempo este costume em Israel, quanto à remissão e contrato, para confirmar todo negócio, que o homem descalçava o sapato e o dava ao seu próximo, e isto era por testemunho em Israel. 

8 – Disse, pois, o remidor a Boaz: Toma-a para ti. E descalçou o sapato. 

9 – Então, Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois, hoje, testemunhas de que tomei tudo quanto foi de Elimeleque, e de Quiliom, e de Malom da mão de Noemi, 

10 – e de que também tomo por mulher a Rute, a moabita, que foi mulher de Malom, para suscitar o nome do falecido sobre sua herdade, para que o nome do falecido não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta de seu lugar; disto sois hoje testemunhas. 

11 – E todo o povo que estava na porta e os anciãos disseram: Somos testemunhas, o Senhor faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Rauel e como a Leia, que ambas edificaram a casa de Israel, e há-te já valorosamente em Efrata e faze-te nome afamado em Belém. 

12 – E seja a tua casa como a casa de Perez (que Tamar teve de Judá), da semente que o Senhor te der desta moça.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Na continuidade das Lições sobre A Igreja de Cristo contra o Império do Mal, hoje veremos juntos sobre o propósito do espírito da Babilônia de destruir o conceito bíblico de masculinidade.

I –  A MASCULINIDADE BÍBLICA

1 – A criação divina do ser humano

Gênesis 1.27: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou”.

Neste versículo, o verbo ´criar´ é repetido por três vezes em referência ao homem. Indica, portanto, três registros:

1 – Indica que algo novo foi criado e não um processo de evolução;

2 – Indica que difere dos animais em alto grau;

3 – Indica a alegria do Deus Triúno na finalização de Seu propósito.

“À imagem de Deus o criou” destaca, com o ato primeiro, o relacionamento com o Criador. “Macho e fêmea o criou” destaca sua adaptação para ser a liderança da humanidade completa.

Comentário de Matthew Henry (1662-1714): “O homem foi feito o último de todas as criaturas: isto foi uma honra e um favor para ele. No entanto, o homem foi feito no mesmo dia em que os animais. Seu corpo era feito da mesma terra que o deles; e enquanto ele está no corpo, ele habita a mesma terra com eles. Deus nos livre de satisfazer o corpo e os seus desejos, tornando-nos como os animais de perecem!“.

2 – Características da masculinidade

Gênesis 2.15: “E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar”.

Eis as duas primeiras características da masculinidade bíblica: cultivar e guardar. Noutras palavras, prover e proteger.

Deus pôs Adão no jardim do Éden, como o seu lugar de descanso, dando-o também como o seu lugar de habitação e vivência. A palavra hebraica para ´cultivar´ é abad, significando literalmente ´trabalhar e servir´. E a outra palavra, guardar, tem o sentido de que havia algum tipo de perigo e dificuldade.

Efésios 5.28 a 30: “Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; porque somos membros do seu corpo”.

Prover e proteger é o padrão de Cristo. Cristo ama, provê e protege a Igreja como Seu Corpo, ou seja, uma parte de Si mesmo.

Prover e proteger é o padrão de bondade do marido para com a esposa. Semelhante bondade Cristo opera a favor de Sua Igreja. O homem, com conduta bíblica, promove a dignidade de sua esposa. O que isto significa? Tratar a esposa com dignidade é estar em conformidade, em modo conveniente e apropriado com a revelação bíblica de tê-la em elevada estima, respeito, merecimento, decência. A masculinidade da Bíblica manda o homem amar a sua esposa. A masculinidade bíblica manda o homem honrar a sua mulher – I Pedro 3.7: “…dando honra à mulher…”. Honra aqui, é o substantivo grego timé, propriamente, ´perceber o valor´. O sentido é o do que tem valor aos olhos de quem vê (Strong).

3 – A liderança masculina

A desconstrução neomarxista da masculinidade bíblica questiona e repudia a liderança masculina. É vista não como dispositivo de masculinidade, mas de ´machismo´. Os mais ousados chegam a dizer que a Bíblia Sagrada é ´machista´, portanto, desatualizada, retrógrada (ou seja, que se opõe ao progressista, que tem ideias antigas e ultrapassadas).  Porém, bem sabemos que as Escrituras são a verdade. Não é um Livro de sugestões de comportamento, de que dá opção de obedecer aos seus princípios ou não. A verdade das Escrituras está estabelecida divinamente e a verdade dela é mandamental. Manda fazer, agir e viver.

A liderança bíblica masculina é, primeiramente, cronológica. O homem foi criado antes da mulher. Não é diminuição da mulher e, sim, distinção. Por segundo, é escolha soberana de Deus. Deus quis que a liderança – autoridade, comando, governo, direção, o apontar do rumo a seguir – fosse do homem. Autoridade é diferente de autoritarismo. Autoritarismo é opressão, maltratar, impedir a opinião. Os que tem o espírito do anticristo, da Babilônia espiritual, usam estes termos para confundir a atacar, deliberadamente, a doutrina bíblica da liderança masculina. 

II – A EROSÃO DA MASCULINIDADE

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada