Buscar no blog

CPAD Adultos – 3 Trimestre 2022 – 28-08-2022 – Lição 9 – A sutileza do movimento dos desigrejados

26/08/2022

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia”. – Hebreus 10.25

VERDADE PRÁTICA

O movimento dos “desigrejados” deve ser visto como um desvio da verdadeira espiritualidade que é expressa no contexto da verdadeira igreja.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Hebreus 10.19-25 

19 – Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, 

20 – pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, 

21 – e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, 

22 – cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa. 

23 – retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu. 

24 – E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, 

25 – não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Na continuação do estudo das lições deste terceiro trimestre, sobre os ataques contra a igreja de Cristo, hoje veremos o movimento dos desigrejados, que não tem nenhum fundamento bíblico.

I – VISÃO E PRÁTICA DO MOVIMENTO DOS DESIGREJADOS

1 – Um ensino anti-institucional

Em razão dos escândalos através dos séculos – causados por lideranças ministeriais, flagrados cometendo atos abusivos, vivendo em hipocrisia, contrário à própria Palavra de Deus que pregavam e ensinavam, sendo obreiros fraudulentos – muitos voltaram-se contra a instituição da Igreja, haja vista serem imperfeitas, e que as estruturas eclesiásticas não têm valor, pois qualquer pode alcançar a salvação, independente da instituição ´igreja´, porque a salvação é pela graça mediante a fé.

Observe a mistura de meias verdades no parágrafo acima.

Assim dito, os desigrejados recusam a disciplina da Igreja, rejeitam as pregações e ensinos doutrinários e desprezam a estrutura eclesiástica e arquitetônica (os prédios onde os cristãos se reúnem para cultuar).

Alegam que, nos Atos dos Apóstolos, ou seja, na época da Igreja Primitiva, não havia templos e os crentes reuniam-se nas casas e, portanto, não a Igreja não precisa de estrutura física e formalidade eclesiástica (de pastor, evangelista, presbítero e diácono).

Observe, novamente, as meias verdades. De fato, na Igreja Primitiva, os crentes reuniam-se nas casas. Romanos 16.5 está escrito: “Saudai também a igreja que está em sua casa”. Por óbvio, que a Igreja existe fora das quatro paredes dos templos. Porém, por outro lado, os cristãos dos tempos de Atos dos Apóstolos, reuniam-se nas casas:

1 – Por causa da pobreza dos irmãos em geral;

2 – Por causa da perseguição, que não lhes facilitava ter moradia fixa;

3 – Por causa que os irmãos com mais recursos, acolhiam em suas casas, a reunião da igreja – Filemon versículo 1 e 2: “…ao amado Filemon, nosso cooperador, e à nossa irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro, e à Igreja que está em tua casa”.

O templo físico com seu alicerce e suas pedras têm em si quatro significações simbólicas:

1 – Do próprio céu, isto é, do santuário não feito por mãos humanas – Hebreus 9.24;

2 – Do corpo do crente individual, que é templo do Espírito Santo – I Coríntios 6.19;

3 – Dos crentes, representados como pedras vivas, unidas para edificação, como ´casa espiritual´ e ´templo santo do Senhor´;

4 – Da Igreja, que está sendo edificada para habitação de Deus no Espírito – Efésios 2.21 e 22.

2 – Um ensino anti-clerical

O movimento dos desigrejados são contra a hierarquia na vida da Igreja. O desigrejado que rejeita a submissão à liderança da Igreja – Hebreus 13.17: “Obedecei a vossos pastores (guias – ARA – líderes – NVI) e sujeita-vos (sede submissos – ARA) a eles” – não será aperfeiçoado e arrisca-se a, com facilidade, ser levado em roda por ventos de doutrinas.

Os argumentos do movimento dos desigrejados não se sustentam biblicamente. A verdade está claríssima: não querem estar em submissão a liderança alguma. São resistentes à autoridade e não querem estar sujeitos a pastores.

Efésios 4.11: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo”.

Notem a variedade de dádivas dadas à Igreja: apóstolos e profetas, evangelistas, pastores e mestres.

Três grandes objetivos:

1 – A fundação da Igreja – esta ordem especial de homens inspirados por Deus para lançar as bases da Igreja. Por isso Efésios 2.20 diz que os crentes são edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas.

2 – A extensão da Igreja – Os evangelistas são dados à Igreja para pregar o Evangelho. Em geral, itinerantes. Levam e pregam com fervor a maravilhosa história da Cruz. Hoje, os nossos missionários bem fazem a obra de um evangelista.

3 – A continuidade da Igreja – Pastores e mestres. Chamados para a edificação contínua da Igreja. Para mim, são dois aspectos de um mesmo encargo. Tratam da instrução e orientação contínua da Igreja.

II – A NATUREZA DA IGREJA NEOTESTAMENTÁRIA

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada