Buscar no blog

CPAD Adultos – 3 Trimestre 2022 – 03-07-2022 – Lição 1 – As sutilezas de Satanás contra a Igreja de Cristo

01/07/2022

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios”. – Iª Timóteo 4.1

VERDADE PRÁTICA

De forma sutil e sorrateira, o Diabo desfere ataques à Igreja. É preciso que cada crente saia ao combate com as armas espirituais dadas por Deus.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Iª Timóteo 4.1 a 5 

1 – Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, 

2 – pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência, 

3 – proibindo o casamento e ordenando a abstinência dos manjares que Deus criou para os fiéis e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; 

4 – porque toda criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças, 

5 – porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificada.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Por todo o Antigo Testamento, o leitor atento da Bíblia observará a perseguição de Satanás contra a linhagem piedosa que geraria a Pessoa bendita do Senhor Jesus. O ataque continuou pelo Novo Testamento, ao longo da história da Igreja, e está hoje diante de nossos olhos, nestes últimos dias. Martinho Lutero (1483-1546) escreveu: “Satanás é o contrafator de Deus”. Contrafator é agir contra e também aquele que falsifica e imita obras alheias.

Satanás sempre foi o agente agressor da Igreja e perseguidor do Povo de Deus. Ele ataca:

1 – Por sistemas variados;

2 – Por planos diferentes;

3 – Por ondas de forças distintas.

A muita confiança e descanso que temos na Palavra de Deus, fundamenta-se no que o Senhor Jesus nos garantiu quando Se referiu à “minha Igreja” em Mateus 16.18: …e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

I – A IGREJA SOB ATAQUE

1 – A sutileza do ataque

Sutileza é algo de extrema finura, tênue. A origem desta palavra em português explica bem o sentido dela: fios tecidos com delicadeza, bem finos e quase imperceptíveis. Vem do latim subtilis, que significa ´fino, finamente entrelaçado´. Antes, sutil era o nome de um tecido muito delicado. Com o passar dos anos, tomou o sentido não material de algo que se faz sem alarde, bem discretamente. Assim age o Inimigo: quando não, ele já enlaçou com suas finas astúcias e prendeu com suas sutis armadilhas.

No antigo passado, usou as arenas dos romanos, amedrontando pelo martírio de cristãos jogados às feras, mortos em fogueiras e com torturas horríveis. Assim, tentava desencorajar os que criam. Mas, a história demonstra que o sangue dos nossos irmãos em Cristo martirizados foi a semente para o crescimento da Igreja.

Hoje, o ataque é através de sutilezas. De repente, o crente está concordando com a banalização da graça, com a imoralidade sexual, que o divórcio é normal, com ideologias contrárias à família, que a revelação da Bíblia é relativa, que a identidade pentecostal é radicalismo ultrapassado, de repente é um crente místico, contra o dízimo e ofertas, contra obreiros e totalmente enrolado nas teias finas das redes sociais.

Duas maneiras de atacar de Satanás, desde sempre, estão descritas no Salmo 91.13: “Pisarás o leão e a áspide”. Leão é o inimigo declarado. O leão não teme atacar de frente. A áspide é a serpente, a cobra muito venenosa, que é sutil, quase imperceptível no seu ataque traiçoeiro. Hoje, é assim que o Inimigo ataca a Igreja.

2 – O alerta para o povo de Deus

I Timóteo 4.1: “Mas o Espírito expressamente diz que…”.

“Expressamente”, advérbio grego rhétós, que ocorre somente aqui em I Timóteo 4.1. Significa aquilo que é falado explicitamente, bem declarado e bem claramente.

Paulo escreve a Timóteo dizendo que o Espírito expressamente diz, ou seja, o Espírito não fala por símbolos ou por sinais interpretativos. Fala de maneira claramente simples, aberta e direta, o que demonstra:

1 – A importância de prestar atenção ao que é falado;

2 – A importância em atender ao que é dito;

3 – A importância do aviso de alerta contra os perigos que o Espírito antecipa ao Povo de Deus.

Nas Escrituras, o Senhor avisa:

1 – Individualmente, ao crente – Abraão – Gênesis 18.17: “Ocultarei eu a Abraão o que faço (?)”.

2 – Coletivamente, ao Seu Povo – Amós 3.7: “Certamente o Senhor Jeová não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas”

3 – A Igreja na reta final

I Timóteo 4.1: “Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos…”.

Estamos a viver os últimos tempos. Esta expressão ´últimos tempos´ – hysterois kairós – tem o sentido assim: um período de tempo maior ou menor. Aqui, especificamente, trata-se do período antes da segunda vinda do Senhor Jesus e do fim da Era da Igreja. 

Neste mesmo sentido, portanto, Paulo escreveu em II Timóteo 3.1: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos”. E em seguida, profeticamente, lista uma série de degradação moral. O apóstolo Tiago, condenando o egoísmo, a insensibilidade e o amor ao dinheiro, cita também a mesma expressão em Tiago 5.3. Pedro, em II Pedro 3.3 alerta profeticamente o mesmo que Paulo, sobre como serão os últimos dias: “Sabendo primeiro isto: que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências”. E Judas, exortando contra os falsos obreiros, escreveu em Judas versículo 16 e 17: “Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo, os quais vos diziam que, no último tempo, haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências”.

Por outro lado, de modo positivo, reverberando o profeta Joel (Joel 2.28 e 29), Pedro, na pregação do Dia de Pentecostes, disse: “E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne”.

II – A NATUREZA DO ATAQUE

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada