Buscar no blog

CPAD Adultos – 2º Trimestre 2023 – 23-04-2023 – Lição 4 – Ídolos na família

20/04/2023

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém! ”. – I João 5.21

VERDADE PRÁTICA

A adoração a ídolos, implica priorizar tudo aquilo que se coloca no lugar de Deus.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Gênesis 31.17-19, 33-35; Juizes 17.1,3-5 

Gênesis 31 

17 – Então, se levantou Jacó, pondo os seus filhos e as suas mulheres sobre os camelos, 

18 – e levou todo o seu gado e toda a sua fazenda que havia adquirido, o gado que possuía, que alcançara em Padã-Arã, para ir a Isaque, seu pai, à terra de Canaã. 

19 – E, havendo Labão ido a tosquiar as suas ovelhas, furtou Raquel os ídolos que seu pai tinha. 

33 – Então, entrou Labão na tenda de Jacó, e na tenda de Leia, e na tenda de ambas as servas e não os achou; e, saindo da tenda de Leia, entrou na tenda de Raquel. 

34 –  Mas tinha tomado Raquel os ídolos, e os tinha posto na albarda de um camelo, e assentou-se sobre eles; e apalpou Labão toda a tenda e não os achou. 

35 – E ela disse a seu pai: Não se acenda a ira nos olhos de meu senhor, que não posso levantar-me diante da tua face; porquanto tenho o costume das mulheres. E ele procurou, mas não achou os ídolos. 

Juízes 17 

1 – E havia um home da montanha de Efraim cujo nome era Mica, 

3 – Assim, restituiu as mil e cem moedas de prata à sua mãe; porém sua mãe disse: Inteiramente tenho dedicado este dinheiro da minha mão ao Senhor para meu filho, para fazer uma imagem de escultura e da fundição; de sorte que agora to tornarei a dar. 

4 – Porém ele restituiu aquele dinheiro a sua mãe, e sua mãe tomou duzentas moedas de prata e as deu ao ourives, o qual fez delas uma imagem de escultura e de fundição, e esteve em casa de Mica. 

5 – E tinha este homem, Mica, uma casa de deuses, e fez um éfode e terafins, e consagrou a um de seus filhos, para que lhe fosse de sacerdote.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Nesta lição, refletiremos que, com o passar dos séculos e das décadas, os ´ídolos dos lares´ podem mudar, contudo as nossas fraquezas permanecem as mesmas e estão sempre diante de nós. Vigiemos!

I – OS ÍDOLOS ENCONTRADOS NA TENDA DE RAQUEL

1 – A fuga de Jacó e sua família para a Terra Prometida

Gênesis capítulo 31 narra-nos a fuga de Jacó de volta à sua terra. A prosperidade de Jacó provocou a inveja em Labão e seus filhos homens, e o rosto, o semblante daqueles que antes recebera a Jacó com festa, agora já não lhe era favorável. Após a confirmação divina e a concordância das esposas Lia e Raquel, Jacó aproveitou a oportunidade de seu sogro estar ausente de casa, e fugiu com tudo o que lhe pertencia. Eles sabiam que, espontaneamente, seu sogro não o liberaria para ir. Três dias depois, Labão soube da fuga e percebeu o sumiço de seus “ídolos do lar” – Gênesis 31.19. E pôs-se a perseguir a Jacó e sua família, com fúria e maus sentimentos.

Meus amados, estamos vivendo os dias do arrebatamento da Igreja. Estamos em tempos em que os rostos, os semblantes, as feições daqueles que antes tratavam a Igreja até com consideração, não mais nos serão favoráveis. O mundo inclina-se maiormente a nos odiar. Despertemos, pois, até que sejamos tirados do meio deles, o Senhor está nos advertindo por Sua Palavra – Apocalipse 18.4 – Atualizada: “Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes de seus flagelos”.

2 – Labão descobre o furto de seus ídolos domésticos

Gênesis 31.19: “E, havendo Labão ido a tosquiar as suas ovelhas, furtou Raquel os ídolos que seu pai tinha”.

Estas imagens eram o terafins. Ídolos considerados protetores dos lares. Eram feitos de diversos tamanhos. As descobertas de arqueólogos na Mesopotâmia e em regiões do entorno, indicam que quem possuísse estes terafins consigo, receberia a herança da família.

É possível que Raquel, ressentida, magoada com o fato de seu pai ter-lhe excluído da herança, destinando-a aos filhos homens, pôs na mente de tomar os terafins, ou seja, os ídolos de seu pai. A importância destes terafins sobre a questão de herança é percebida pela ansiedade de Labão em recuperá-los, a ponto de perseguir a Jacó numa distância longa, de sete dias de jornada – Gênesis 31.19 a 30.

Meus amados, I Pedro 1.4 nos consola dizendo que temos “uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar, guardada nos céus” para nós. As heranças nas quais Raquel pôs esperança, estão todas desfeitas pelo tempo. Quando Pedro escreveu sobre a nossa herança em Cristo, todas as casas belas e caras de sua época, hoje são ruínas e não mais existem. A herança de Cristo não desaparece nunca jamais! Quando a última trombeta soar, o tempo não existirá mais e todas as heranças temporais, as quais causam brigas, rejeições, raízes de amargura, afastamentos e até mortes, desaparecerão. I Coríntios 2.9: “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam”.

3 – Raquel usa a mentira para esconder o ídolo

Raquel mentiu para ocultar o ídolo furtado de seu pai. Se fosse pega com eles, custaria a sua própria vida. Ela saiu da terra da idolatria e ia rumo a Canaã, mas ainda sem a confiança e o descanso na Palavra de Deus. Quantos sofrimentos e angústias evitaríamos se seguíssemos os conselhos do salmista no Salmo 37.3, 5 e 7: “Confia… entrega… descansa”.

Meus amados, somos peregrinos rumo à Canaã celestial. Não é tempo de escondermos ídolos, conservando no coração, coisas que nos afastam de Deus. Que se interpõem entre nós e a nossa comunhão com o Senhor. O diabo, desde o jardim do Éden diz: “Fuja de Deus”, como Adão e Eva fizeram. O conselho desta dispensação da Graça é outro: “Fuja para Deus”. Ore sobre o versículo de João 6.68: “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna”.

II – UM SANTUÁRIO DE DEUSES NA CASA DE MICA

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada