Buscar no blog

CPAD Adultos – 2º Trimestre 2023 – 18-06-2023 – Lição 12 – Criando filhos saudáveis

16/06/2023

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens”. – Lucas 2.52.

VERDADE PRÁTICA

A vontade de Deus é que os pais eduquem seus filhos de acordo com os princípios divinos, a fim de que eles cresçam de maneira saudável e equilibrada.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Lucas 2.40, 42 a 52 

40 – E o menino crescia e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. 

42 – E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo costume do dia da festa. 

43 – E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o souberam seus pais. 

44 – Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia e procuraram-no entre os parentes e conhecidos. 

45 – E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele. 

46 – E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. 

47 – E todos os que o ouviram admiravam a sua inteligência e respostas. 

48 – E, quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu, ansiosos, te procurávamos. 

49 – E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? 

50 – E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia. 

51 – E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no coração todas essas coisas. 

52 – E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Na continuidade do tema Relacionamentos em Família, hoje estudaremos a natureza da família de Jesus, o Seu crescimento e, por esta Lição, aprendermos a favor de nosso lar. 

I – UMA FAMÍLIA NORMAL

1 – Dados gerais da família

Maria foi uma judia da cidade de Nazaré, localizada na região da Galileia. Da tribo de Judá e descendente da família real de Davi, Maria foi escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus – Lucas 1.30 e 31: “Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus, e eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus”.  O nome Maria origina-se da transliteração do nome hebraico Miriam, significando ´senhora´.

José também era da tribo de Judá e da linhagem do rei Davi. Sua profissão era de carpinteiro. Ele e Maria estiveram noivos, e na cultura judaica daquela época, o noivado era um contrato vinculativo que precedia o casamento, e o casal não deveria ter relações sexuais antes do casamento. O nome José significa ´Deus acrescenta´.

2 – Os filhos de José e Maria

Jesus é o filho primogênito de José e Maria e Unigênito de Deus. Marcos 6.3: “Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, e de José, e de Judas, e de Simão? E não estão aqui conosco suas irmãs?

Para corroborar a adoração a Maria com a doutrina católica da virgindade perpétua dela, argumentou-se que o termo ´irmãos´ significaria ´primos´. Porém, tal não se sustentou, haja vista que, de fato, a palavra grega para irmão, adelfós, significa literalmente co-uterino, ou seja, filho de uma mesma mãe. E Mateus 1.24 e 25: “E José, despertando do sonho, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher, e não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe o nome de Jesus”. ´Conhecer´ neste contexto bíblico significa relações sexuais. Nenhum texto bíblico posterior exclui que Maria, depois do nascimento de Jesus, tenha gerado outros filhos. Registre-se que a palavra grega para ´primo´ é outra, qual seja, anepsios e não adelfós.

II – O MODO DE CRIAÇÃO DE JESUS

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada