Buscar no blog

CPAD Adultos – 2º Trimestre 2023 – 02-04-2023 – Lição 1 – Quando a família age por conta própria

02/04/2023

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“[…] Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque; e com ele estabelecerei o meu concerto”. – Gênesis 17.19

VERDADE PRÁTICA

Quando o ser humano se precipita a respeito dos planos de Deus, as consequências dessa ação são inevitáveis.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Gênesis a12.1-3; 16.1-5 

1 – Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 

2 – E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. 

3 – E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. 

Gênesis 16 

1 – Ora, Sarai, mulher de Abraão, não lhe gerava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar. 

2 – E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de gerar; entra, pois, à minha serva; porventura, terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. 

3 – Assim, tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar, egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã. 

4 – E ele entrou a Agar, e ela concebeu; e, vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos. 

5 – Então, disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti. Minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela, agora, que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos. O Senhor julgue entre mim e ti.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Os estudos das lições deste segundo trimestre de 2023, será temático: Relacionamentos em Família – Superando Desafios e Problemas com Exemplos da Palavra de Deus.

Tendo como base diversas narrativas bíblicas, aprenderemos juntos sobre os princípios da Palavra de Deus para vários temas ligados à família. 

I – DEUS FAZ PROMESSAS A ABRAÃO

1 – O encontro de Deus com Abrão

Gênesis 15.2: “Então, disse Abrão: Senhor Jeová, que me hás de dar? Pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer”.

Por primeiro, neste encontro de Deus com Abraão, o Senhor lhe prometeu uma recompensa muitíssimo grande, e então Abraão reclamou que o Senhor não lhe dera filhos, portanto, o herdeiro de todos os seus bens seria Eliézer, o damasceno, um servo de sua casa. Nenhum galardão poderia ser realmente grande, enquanto ele não tivesse filhos.

No hebraico, a expressão “ando sem filhos”, significa que ´vou para a sepultura, ou seja, morro sem filhos, passarei os meus dias sem filhos´. Em sua mente, a declaração divina de Gênesis 15.1: “Eu sou […] o teu grandíssimo galardão (ou recompensa – anotação nossa), teria tão somente um significado, relacionado ao cumprimento da promessa de ter um descendente, que recebeu aos 75 anos, e Abraão ainda estava no tempo da esperança adiada.

2 – A dúvida diante da espera

Gênesis 15.2: “Senhor Jeová, que me hás de dar? Pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?”.

Com que facilidade abrimos nosso coração a um amigo, quando estamos sobrecarregados com peso em nosso espírito! Que o Senhor nos dê amigos fiéis e cheios de compaixão.

Esta resposta de Abraão denota intimidade com Deus. Das nove manifestações divinas feitas durante a vida de Abraão, esta é a quinta.

Um dos grandes obstáculos para nós entendermos, com fé, o agir de Deus, está na questão do tempo. Por que não devemos submeter as ações de Deus ao fator tempo? Porque o tempo é para nós, pecadores, limitados, frágeis. Para Deus, o tempo é agora e agora para todo o sempre.

Nunca diga e nem concorde, em seu coração, com o ditado popular: “Deus tarda, mas não falha”. Lembremos, para fortalecer a nossa fé e espantar as dúvidas, das palavras de Moisés: Salmo 90.2: “De eternidade a eternidade, tu és Deus”. E ainda o ensino do apóstolo Pedro – II Pedro 3.9: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia”.

“De Deus mui firmes são as promessas, falhando tudo não falharão, se das estrelas o brilho cessa, mas as promessas brilharão” – Coro do Hino 459 da Harpa Cristã.

3 – Deus garante a Abrão o cumprimento da promessa

Gênesis 15.5: “Então, o levou fora e disse: Olha, agora, para os céus e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua semente”.

A substância do capítulo 15 de Gênesis é a relação especial de Deus com Abraão. No Antigo Testamento, o único chamado por Deus, de ´amigo´ foi Abraão – Isaías 41.8: “Abraão, meu amigo”. Não foi Abraão quem se colocou no lugar de ´amigo de Deus´, mas Deus quem o qualificou como Seu amigo. Tiago 2.23 registra: “E creu Abraão em Deus […], e foi chamado o amigo de Deus”.

A fé de Abraão deva fundamentar-se na infalível, inabalável, poderosa Palavra de Deus!

Salmo 89.34: “…não alterarei o que saiu dos meus lábios”. Deus não volta atrás em Sua palavra. Deus diz que não retira nenhuma palavra que disse. O que Deus promete será exatamente cumprido.

II – INTERFERÊNCIA NO PLANO DE DEUS

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada