Buscar no blog

CPAD Adultos – 2 Trimestre 2022 – 22-05-2022 – Lição 8 – Sendo verdadeiros

19/05/2022

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano”. – Salmos 32.2

VERDADE PRÁTICA

Jesus chamou de hipócritas as pessoas que praticam boas ações, não por compaixão ou outros bons motivos, mas para obter glória diante dos homens.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Mateus 6.1-4 

1 – Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. 

2 – Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 

3 – Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita, 

4 – para que a tua esmola seja dada ocultamente, e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Na continuação do Sermão do Monte, onde Jesus expõe a lei do Reino de Deus, hoje aprenderemos juntos contra a hipocrisia, contra a exibição de nossos atos de piedade; e, também, que Deus recompensará a cada um segundo as suas obras. A exortação de nosso Senhor é para andarmos na verdade, desde o íntimo de nosso ser.

I – O ATO DE DAR ESMOLAS E A HIPOCRISIA

1 – Definição de hipócrita

Hipócrita, no original grego, trata-se do verbo hupokrinomai, com o significado simples de ´fingir´. Sobretudo, esta palavra era usada para designar os atores do teatro grego. Porque o ator e a atriz fingem ser quem, na realidade, não é. E assim esta palavra derivou para definir alguém que age com fingimento, que representa um papel de simulação.

Os atores teatrais da antiguidade usavam, comumente, uma máscara para atuar. E por extensão, hipócrita – que era a palavra para ator naquela época – passou a significar, também, uma pessoa de ´duas caras´. Portanto, o apóstolo Paulo aconselha em Romanos 12.9: “O amor seja não fingido”, onde usa a palavra grega para ator. Ou seja, não finja amar, não seja um ator que usa a máscara da hipocrisia, mas ame realmente e com verdade.

No mesmo capítulo 6 de Mateus, onde o Senhor Jesus condena a hipocrisia – versículo 2: “Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas…” e no versículo 16, mais adiante: “E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas…”, pois bem, neste mesmo capítulo 6 de Mateus, no versículo 6, o Senhor Jesus contrasta a exibição do hipócrita com o agir de Seu discípulo que faz alarde de seus atos de piedade, mas “entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará”. Observe como o ensino do Senhor Jesus contrapõe a motivação do hipócrita de mostrar-se ao público com o ´entra no aposento´, ´fecha a porta´, ´oculto´, ´secreto´, ´na privacidade particular´.

2 – A justiça pessoal

Mateus 6.1: “Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus”.

O Senhor Jesus diz-nos para termos cuidado para não praticar a justiça pessoal na frente dos outros com o propósito de ser visto por eles ou para ser admirado por eles. Se fizer isso, não terá a recompensa de nosso Pai celestial.

A dádiva de esmolas é um ato de justiça, bem como a misericórdia, haja vista que os pobres devem ser socorridos pelos que tem recursos deste mundo. O que devemos evitar é o dar com o desejo dos aplausos. Evitar dar notoriedade ostensiva de nossos atos de esmola, ou atos de justiça (noutra tradução).

Como devemos praticar tal justiça? Com compaixão pelo próximo. Atribuir a Deus a honra, a glória e o louvor.

E há promessa vinculada quando damos esmola com justiça: a recompensa do Pai celestial.

3 – As três práticas da ética cristã

Mateus capítulo 6, versículos 2, 5 e 16, o Senhor Jesus fala das três práticas da conduta cristã. De três ferramentas da graça de Deus para a prática da piedade. De três disciplinas, que chamamos de meios da graça: a esmola, a oração e o jejum.

Mateus 6.2: “Quando, pois, deres esmola…”.

Uma das formas de experimentarmos a graça de Deus em nossa vida é socorremos os necessitados.

I João 3.17: “Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?”.

Quando ajudamos o próximo motivados pelo amor de Deus que está derramado em nosso coração, praticamos a justiça, glorificamos a Deus e expressamos a imagem de Cristo em nós.

Mateus 6.6: “Mas tu, quando orares…” 

O principal meio da graça para desfrutarmos da comunhão com Deus é a oração. Alguém bem disse que a oração não muda a Deus, mas muda quem ora. Quanto mais pratica este ato de justiça da oração, mais afinados com o Calvário ficamos, mais no centro de Sua vontade ficamos e mais alinhados com o coração do amado Senhor Jesus ficamos.

Mateus 6.16: “E, quando jejuardes…” 

Ao ensinar aos seus discípulos com praticar a justiça, o Senhor Jesus incluiu a esmola, a oração e o jejum como práticas da graça que expressam a nossa fé, submissão e consagração a Deus.

Jejum não é dieta. Através do jejum, o discípulo diz a Cristo que Ele é “antes de todas as coisas” – Colossenses 1.17. Que o Senhor Jesus é todo o nosso anelo, todo o nosso desejo.  Jejum é sempre acompanhado da oração e do buscar ao Senhor enquanto se pode achar. Invocá-Lo enquanto está perto – Isaías 55.6. Nas Escrituras vemos a prática do jejum, sempre junto com a oração, ocorrendo em diferentes situações:

1 – Por arrependimento e quebrantamento por conta dos pecados;

2 – Diante de angústias e dias difíceis;

3 – Busca intensa da presença, intervenção e resposta de Deus.

II – AUXILIANDO O PRÓXIMO SEM ALARDE

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada