Buscar no blog

CPAD Adultos – 1º Trimestre 2024 – 24-03-2024 – Lição 12 – O papel da pregação no culto

21/03/2024

Este post foi assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” – 2ª Timóteo 4.2

VERDADE PRÁTICA

Pregar a Palavra de Deus é uma missão sublime da Igreja. É por meio do ministério da Palavra que vidas são salvas, transformadas e edificadas.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

2 Timóteo 4.1-5 

1 – Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino, 

2 – que pregue a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. 

3 – Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conformes suas próprias concupiscências; 

4 – e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. 

5 – Mas você é sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, indicaremos qual é.

Na continuação do estudo da Doutrina da Igreja – Eclesiologia – veremos sobre a principal tarefa da Igreja e o principal momento do culto: a pregação da Palavra de Deus!

I – MINISTÉRIO DA PALAVRA E SEU PROPÓSITO

1 – A pregação como Proclamação

A pregação do Evangelho é a primeira tarefa que o Senhor Jesus ordenou que fosse realizada pela Igreja e um dos pontos principais da missão da Igreja.

Mateus 16.15: “Ide, pregai o Evangelho a toda a criatura”. 

Lucas 24.46 e 47: “E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos, e em Seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém”.

Como afirma o apóstolo Paulo em I Coríntios 1.21: “Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que creem pela loucura da pregação” . Este versículo expressa a grandiosidade da pregação: traga o conhecimento de Deus!

A pregação não é apenas uma exposição de doutrinas teológicas ou um exercício de oratória; antes e acima de tudo, é um ato divinamente ordenado para revelar Deus ao coração e à mente dos ouvintes. Pela pregação do Evangelho, as pessoas conhecem a vontade declarada de Deus.

2 – O caso emblemático de Lídia (Às 16h14)

Atos 16.14: “É uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia”.

Lídia foi a primeira a se converter na Europa. Ora, meus amados, tudo isto ocorreu pela pregação do Evangelho, da Palavra de Deus. Ela e sua casa foram batizadas nas águas. É uma vitória quando o Evangelho influencia nosso lar. Cada um de nós devemos ser um sacerdote em nosso lar. O sacerdote conduz as pessoas a Deus, inclusive pela oração e sobretudo pela pregação da Palavra. Romanos 10.17: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” .

3 – A pregação como instrução  

Ao percorrer a Galileia, Jesus não apenas pregava, mas também dedicava tempo ao ensino significativo nas sinagogas – Mateus 4.23: “E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo” . O célebre Sermão do Monte é um exemplo marcante desse aspecto do ministério de Jesus, onde Ele não apenas pregava, mas também instruía Seus discípulos – Mateus 5.2: “E, abrindo a boca, os ensinava, dizendo…” .

Da mesma forma, o apóstolo Paulo, seguindo o exemplo de seu Mestre, priorizou o ensino na sua obra ministerial. Ele gastou grande parte de seu tempo instruindo os crentes nas verdades do Evangelho – Atos 18.11: “E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus” .

O compromisso de Paulo com o ensino era tão sério que ele convidou os líderes da igreja que fossem “apto para ensinar” – 1 Timóteo 3.2 – reconhecendo assim a importância fundamental do ministério do ensino na vida da igreja.

II – O MINISTÉRIO DA PALAVRA E SUA IMPORTÂNCIA

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboç o CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!  

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões)  – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missões na Venezuela;

CLIQUE AQUI  para ser nossa parceria e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada