Buscar no blog

CPAD Adultos – 1º Trimestre 2024 – 07-01-2024 – Lição 1 – A Origem da Igreja

05/01/2024

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” Atos 2:38

VERDADE PRÁTICA

A Igreja é a família de Deus, comprada com o sangue de Cristo e selada com o Espírito Santo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Atos 2:1-2, 37-38 

​“Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;

e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, indicaremos qual é.

O tema geral deste primeiro trimestre de 2024 é sobre a doutrina da Igreja – Eclesiologia – conforme a sua origem, natureza e missão neste mundo.

O conceito ensinado pelas Escrituras sobre a Igreja é doutrinariamente claro, límpido e altamente positivo. Porém, na percepção geral, mesmo de cristãos sinceros, parece-nos que o assunto se apresenta indefinido e superficial. Talvez isto aconteça porque a palavra ´igreja´ tem apresentado diversas acepções. Às vezes, é usada para diferenciar pessoas religiosas das não religiosas. E, maiormente, é usada denominacionalmente, para distinguir instituições e organizações, como por exemplo: Igreja Assembleia de Deus, Igreja Presbiteriana, Igreja Católica Romana e mais quase inumeráveis outras. É usada também para se referir aos edifícios, designando um imóvel como local de reuniões de cristãos para cultuar. Portanto, estes usos obscurecem o verdadeiro significado da palavra ´igreja´. Biblicamente, porém, a suposta indefinição desaparece.

E vamos estudar e aprender juntos o que a Igreja é, de fato, neste primeiro trimestre de 2024. Planejada por Deus antes da fundação do mundo, a Igreja foi edificada por Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

I – O POVO DE DEUS NA BÍBLIA E NA HISTÓRIA

1 – No Antigo Testamento

A palavra qahal, termo verbal hebraico, é definida como “reunir-se como uma assembleia ou congregação” (Strong). A pronúncia, a ortografia fonética é “kaw-hal”. Ocorre 38 vezes no Antigo Testamento.

Ocorre quando de uma convocação para a guerra – 2 Samuel 20.14. Ou uma reunião de rebelião – Números 16.3. Quando para finalidade religiosa (erguer uma tenda de reunião) – Josué 18.1. Também uma convocação para julgamento – Jó 11.10. A ideia exaustiva da origem da palavra é sempre a de ´reunião´, ´de convocação´.

Enfim, a palavra qahal no Antigo Testamento refere-se a Israel como nação, como povo, como congregação nacional que se reuniam para diversos fins.

2 – No Novo Testamento

A Declaração de Fé das Assembleias de Deus assim conceitua a Igreja no Novo Testamento: “É a comunidade do Senhor. Além de assembleia universal dos crentes em Jesus, o vocábulo “igreja” refere-se a um grupo de crentes em cada localidade geográfica. Gálatas 1.2: “E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia”.  Outro exemplo: Atos 11.22: “E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém…”. Ensinamos que a Igreja é una e indivisível: um só corpo, um só Espírito, uma só fé e um só batismo.  Efésios 4.4 e 5: “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo”. A Igreja envolve um mistério que não foi revelado no Antigo Testamento, mas que foi manifesto aos santos na nova aliança. Colossenses 1.26 e 27: “O mistério que esteve oculto desde todos os séculos e em todas as gerações e que, agora, foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória”

No Novo Testamento, a palavra grega para igreja é a tão conhecida ekklesia, que significa “uma assembleia de chamados para fora”. Este substantivo grego ocorre por 114 vezes no Novo Testamento (Strong).

O significado de ´Igreja´, segundo usado no Novo Testamento, é duplo. Refere-se àqueles que são chamados para fora, dentre as nações, ao nome de Cristo, para constituírem a Igreja, o Corpo de Cristo. Neste sentido, a Igreja é um organismo. E refere-se, noutro sentido, aos que são chamados dentre uma determinada comunidade a fim de obedecer aos princípios e preceitos de Cristo encontrados no Novo Testamento, na qualidade de grupo de seguidores de Cristo. Neste aspecto, a igreja é, então, uma organização.

3 – Na história cristã  

A visão católica tradicional postula a continuidade da Igreja governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em comunhão com ele.

Essa perspectiva, enraizada em uma interpretação específica dos textos bíblicos, destaca a autoridade papal como um elemento crucial na preservação da unidade e ortodoxia da fé. No entanto, a proposta protestante fundamentalmente bíblica, que emergiu na Reforma do século XVI, rejeita tal conceito, argumentando que tal estrutura hierárquica não encontra respaldo no contexto do Novo Testamento.

Portanto, no decurso da maior parte de sua história, a origem e natureza da Igreja tem sido definida com a intenção de validar a sua própria existência, sempre com alegações de ser a única igreja verdadeira.

Após a Reforma, as tradições protestantes buscaram definir a igreja com base em uma compreensão mais bíblica e acessível. Assim, historicamente, a Igreja em seu aspecto mais amplo é um organismo – o corpo místico de Cristo – que inclui todos os crentes cristãos genuínos, autênticos (regenerados), chamados de todas as nações entre a primeira e a segunda vinda de Cristo. E em seu aspecto local, como organização, que inclui os crentes de determinada comunidade, ou seja, a igreja local que se reúne, o grupo de crentes batizados nas águas, reunidos pelo Espírito Santo com o propósito de seguir em obediência aos princípios e mandamentos da Palavra de Deus. O Novo Testamento é o seu código legislativo, e a Igreja é o agente que administra as leis que lhe foram divinamente transmitidas.

II – A IGREJA COMO CRIAÇÃO DIVINA

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada