Buscar no blog

CPAD Adultos – 1º Trimestre 2024 – 04-02-2024 – Lição 5 – A missão da Igreja de Cristo

03/02/2024

Este post foi assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. ”Atos 2:42

VERDADE PRÁTICA

Como o sal fora do saleiro cumpre a sua função de salgar, assim a Igreja quando adora e discípula, testemunha das insondáveis ​​riquezas de Cristo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Marcos 16,14 a 20; Atos 2,42 a 47 

Marcos 16 

14 – Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntos, e lançado-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. 

15 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

16 – Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 

17 – E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; 

18 – pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes causarão dano algum; e importão as mãos sobre os enfermos e os curarão. 

19 – Ora, o Senhor, depois de lhes terem falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus. 

20 – E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém! 

Atos 2 

42 – E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 

43 – Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se fizeram pelos apóstolos. 

44 – Todos os que criaram juntos e tinham tudo em comum. 

45 – Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. 

46 – E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, 

47 – louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se tinham feito de salvar.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, indicaremos qual é.

Nesta lição, aprenderemos a missão da Igreja de Cristo, que envolve o entusiasmo a Deus e a edificação uns dos outros, com a vida de consagração e serviços ao Reino de Deus. Além disso, do amor que se expressa em comunhão e nas obras de fé.

I – PREGAÇÃO E INSTRUÇÃO

1 – Proclamando as Boas-Novas

A missão principal da Igreja é ganhar as almas para Cristo. Isto se dá pela pregação do Evangelho. Pelo testemunho do plano de Deus para salvação da humanidade.

I Coríntios 1.21: “Aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação”.

O meio que Deus escolheu pelas vitórias da revelação do plano eterno de Deus para a salvação dos que creem, é uma pregação. O Evangelho é proclamado pela pregação da Palavra – em especial, nos dias do apóstolo Paulo, este método era, em grande parte, novo para o mundo de então.

A pregação da mensagem da Cruz, em comparação com a ´sabedoria´ humana, é avaliada pelo mundo como ´loucura´. Mas, no conselho eterno de Deus e na Sua obra através de Cristo, foi do agrado de Deus que todos sejam salvos pela pregação da mensagem da Cruz, considerada pelo mundo como absurda, ridícula e tola.

Proclamar a mensagem da Cruz é o meio de pregar, e os que derem crédito serão salvos e receberão a vida eterna.

2 – O objeto da pregação

Atos 14.7: “E ali pregavam o evangelho”.

´Evangelho´, verbo grego, transliterado como euaggelizõ, onde ´eu´, ´bom, boa, bem´ mais angellõ, ´proclamar, anunciar (boas notícias, boas novas) ´. No Novo Testamento é aplicado no sentido de anunciar a mensagem completa das boas novas do Senhor Jesus. Ocorre por 54 vezes no Novo Testamento (Strong).

No capítulo 14 de Atos, observamos que os pregadores não ficaram inertes, parados, nem se omitiram por todos os lugares por onde passaram. Eles pregaram o Evangelho, as boas novas de salvação, da redenção, da paz com Deus e do perdão dos pecados, pelo sangue de Cristo derramado. Nas cidades de Icônio, Listra e Derbe muitos se converteram e, também, na região circunvizinha. Igrejas foram fundadas nestes lugares, pelo poder do Evangelho nelas proclamado.

Em termos históricos, 600 anos após Atos capítulo 14, registra-se na história da Igreja que numa reunião de pastores, estavam presentes os obreiros de Icônio, Listra e Derbe, indicando que séculos depois, ainda havia cristãos naquelas cidades.

3 – Discipulando os convertidos

Mateus 28.19: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

´Ensinai´ – na Almeida Revista e Atualizada está “fazei discípulos de todas as nações” – é o verbo grego matheteuo, ´discipular´, ou seja, ajudar alguém a aprender progressivamente a Palavra de Deus para se tornar um discípulo (seguidor de Cristo) com maturidade e conhecimento nas verdades do Evangelho, na conduta de caráter cristão, enfim, ajudar um discípulo a ser como Cristo, na fé e na prática.

Aprendemos que a missão da Igreja não termina com a conversão do pecador, agora transformado em nova criatura, e nosso irmão em Cristo. Cada crente precisa crescer na graça e no conhecimento de Cristo Jesus – II Pedro 3.18. No original, a palavra ´discipular´ envolve o sentido de sucessão, ou seja, um discípulo para ensinar a outro a ser discípulo. A ordem de ´fazer discípulos´ foi dada a todos os seguidores de Cristo, que, portanto, devam se dedicar ao conhecimento da Palavra de Deus. Uma maneira excelente de discipular um novo convertido é pelo exemplo, sendo padrão dos fiéis, na conduta e no caráter.

II – ADORAÇÃO E EDIFICAÇÃO

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboç o CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!  

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões)  – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missões na Venezuela;

CLIQUE AQUI  para ser nossa parceria e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada