Buscar no blog

CPAD Adultos – 1 Trimestre 2022 – 16-01-2022 – Lição 3 – A inerrância da Bíblia

14/01/2022

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido”. – Mateus 5.18

VERDADE PRÁTICA

A doutrina segundo a qual a Bíblia não contém erro algum denomina-se “Inerrância das Escrituras”. Por isso podemos confiar em sua mensagem que é incorruptível.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Mateus 5.17-21; Hebreus 10.15-17 

Mateus 5 

17 – Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir. 

18 – Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido. 

19 – Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Rio dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus. 

20 – Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus. 

21 – Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. 

Hebreus 10 

15 – E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque despois de haver dito: 

16 – Este é o concerto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seu coração e as escreverei em seus entendimentos; acrescenta: 

17 – E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Por extensão, quando estudamos sobre a Inerrância das Escrituras, também é inevitável observar os argumentos quanto à Infalibilidade, Suficiência, Autoridade, Origem, Supremacia e Autenticidade (não necessariamente nesta ordem).

Na sequência deste estudo trimestral da Supremacia das Escrituras, hoje analisaremos sobre a Inerrância da Palavra de Deus.

I – O QUE É A INERRÂNCIA DA BÍBLIA

1 – O conceito de inerrância bíblica

“Inerrância” em português, significa a qualidade de não errar. O conceito bíblico de inerrância é a afirmação de que a Bíblia não contém erro. Em outras palavras, afirmar a inerrância da Bíblia é dizer que a Bíblia é verdadeira.

Afirmar a inerrância da Bíblia é manifestar a convicção de que tudo que a Bíblia afirma é exato, seguro e confiável. A essência desta doutrina é a de que a Bíblia é a Palavra de Deus, e de que quando Deus fala, Ele fala a verdade. É impossível que o falar de Deus seja errante.

Salmo 19.7: “A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices”.

´Perfeita´ é a transliteração do adjetivo hebraico tamim, no sentido de ser literalmente, figurativamente e moralmente inteiramente de acordo com a verdade.

As instruções do Senhor são perfeitas – completas, íntegras, retas, sem máculas, portanto, sem erros. Inerrantes. Esta perfeição reaviva a alma, são confiáveis e torna sábios aos que são simples.

2. A Bíblia reivindica a sua inerrância

A palavra ´inerrância´, de fato, não ocorre na Bíblia. Mas, existe em grego: astochia.

A Bíblia reclama para si a sua inerrância, ou seja, de que nela não há erros.

O salmista diz-nos que a palavra do Senhor é refinada, ou seja, provada no fogo, livre de impurezas, comprovadamente genuína (verdadeira). O ourives refina os metais, separando da substância preciosa as matérias estranhas que podem alterar a pureza.

II Samuel 22.31 está escrito que a Palavra do Senhor é refinada: “O caminho do Senhor é perfeito, e a palavra do Senhor, refinada”.

Geralmente, não se tenta imitar coisas sem valor.  O que tem valor em si mesmo e o que tem reconhecido valor, está sempre sujeito a falsificação. Este fato torna necessária que as coisas sejam provadas e testadas. A Bíblia tem sido provada, pois ela vem a nós dizendo ser a Palavra de Deus. Que a Bíblia, ao longo dos séculos, foi submetida aos mais severos testes, ninguém pode duvidar.

Uma das mais difíceis provas é a da resistência ao tempo e às mudanças. Se for errada, espúria ou falsa, mais cedo ou mais tarde, o tempo mostrará. A moeda falsa, a joia falsa, o ensino falso e a pessoa falsa, precisam apenas de tempo para expor sua inutilidade. O que é ´a verdade e da verdade´, quanto mais o tempo passa, mais é revelado de sua supremacia preciosa. Em nenhum outro fato, nenhum outro livro, foi tão provado, refinado ao longo da História – e literalmente no fogo – do que a Bíblia. Nos dias mais sombrios da História, sobretudo na Idade Média, todos os esforços foram feitos para relegar ao esquecimento e destruir este livro santo. Nestes nossos dias mais modernos, os mandamentos e revelações da Bíblia sofrem forte artilharia de ameaças, críticas, desprezos, como se possível fosse destruir a fortaleza da verdade. Voltaire (1694-1778), filósofo iluminista francês, que influenciou a Revolução Francesa e outras pelo mundo afora, declarava em seus dias que após dez anos de ataques de seus raciocínios e argumentos, o sistema cristão fundamentado na Bíblia, não mais existiria. Mas, ao invés de sua intenção, a Bíblia surgiu mais uma vez da fornalha da provação, como Palavra refinada, como ouro refinado sete vezes. Voltaire passou e a Palavra do Senhor permanece para sempre, refinada, precioso ouro da verdade que brilhou e brilha na vida de milhões de crentes de ontem e de hoje!

3 – A infalibilidade e a inerrância da Bíblia

Infalibilidade é a qualidade de nunca cometer erros. A doutrina da inerrância da Bíblia significa que, na Bíblia, não contém erro nenhum. A doutrina da infalibilidade da Bíblia significa que a Bíblia é incapaz de errar.

A inerrância não exige a infalibilidade, mas a infalibilidade requer inerrância.

Também a palavra ´infalível´ não ocorre na Bíblia. De fato, na Almeida Revista e Corrigida, em Atos 1.3, lemos que Cristo “se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas”. Trata-se da palavra grega tékmirion, melhor traduzida pela Almeida Revista e Atualizada assim: “…se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis”. Tékmirion tem o sentido de ´fornecer informação indiscutível, incontestável´.

A doutrina da infabilidade da Bíblia é baseada na crença absoluta da perfeição do caráter de Deus. A Palavra de Deus é perfeita – Salmo 19.7 – e Deus está associado de maneira absoluta à Sua Palavra. Apocalipse 19.13 está escrito de Jesus Cristo: “…e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus”.

II – O ESPÍRITO SANTO PRESERVOU AS ESCRITURAS

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

 

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada