Buscar no blog

Central Gospel Jovens e Adultos – 2º Trimestre – 20/05/2018 – Lição 7: Grandes lutas, maiores vitórias

16/05/2018

Este post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Romanos 8.31,32,35-39 

31 – Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

32 – Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?.

35 – Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?

36 – Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro.

37 – Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

38 – Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,

39 – nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor! 

2 Coríntios 2.14-16 

14 – E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.

15 – Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.

16 – Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles, cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo? 

TEXTO ÁUREO

Então, temerão o nome do Senhor desde o poente e a sua glória, desde o nascente do sol; vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do Senhor arvorará contra ele a sua bandeira. (Is 59.19)

OBJETIVOS

Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:

  • Entender que Deus consente que Seus filhos sofram adversidade;
  • Sentir-se mais firme na fé durante os momentos de lutas;
  • Confiar na provisão de Deus para alcançar a vitória.

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Olá irmãos (ãs), Paz seja convosco.

Para iniciarmos o estudo deste tema, vamos ler um versículo que trata do mesmo.

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. (Jo 16.33 AA).

Em outra tradução:

“Eu falei tudo isso para que tenham a paz no coração e na alma. Aqui na terra vocês terão muitos sofrimentos e tristezas; mas tenham ânimo, porque Eu venci o mundo”. (BV)

Jesus afirmou que enquanto estivermos neste mundo, ou seja, nesta vida terrena, TODOS teremos aflições, mas deixou claro que nós deveríamos ter bom ânimo.

Existem ensinamentos, que na minha opinião, não passam de teorias, pois não possuem bases bíblicas, afirmando que o cristão não passa por dificuldades, lutas ou provações e que, se estiver passando encontra-se em pecado.

NÃO EXISTE FUNDAMENTO BÍBLICO PARA ISTO.

Desta forma, estudaremos nesta lição que podemos sim viver situações amargas, mas o Senhor sempre estará conosco e nos dará a vitória a Seu tempo.

Aprenderemos que o Senhor utiliza estas situações para nos aperfeiçoar o caráter e fazer-nos ficar mais pertos Dele.

Paulo nos ensina isto com muita propriedade em sua carta aos Romanos, leiamos:

“Podemos nos alegrar, igualmente, quando nos encontrarmos diante de problemas e lutas pois sabemos que tudo isto é bom para nós – ajuda-nos a aprender a ser pacientes. E a paciência desenvolve em nós a força de caráter, e nos ajuda a confiar mais em Deus cada vez que a utilizamos, até que finalmente a nossa esperança e a nossa fé fiquem fortes e sólidas. Então, quando isso acontecer, poderemos sempre erguer a cabeça, seja lá o que for que aconteça, e saber que tudo vai bem, pois conheceremos quanto Deus nos ama; sentiremos também este seu amor afetuoso em todo o nosso ser, pois Deus nos deu o Espírito Santo para encher nossos corações com o seu amor”. (Rm 5.3-6 – BV)

 Sendo assim, aceitemos com gratidão as coisas boas e ruins que nos acontecem e NUNCA desfaleçamos, pois, maior é o que está em nós, do que o que está no mundo.

Leiamos dois textos bíblicos:

“Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre. Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios” (Jó 2.9,10 – ACF)

“Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo”. (1 Jo 4.4 – ARA)

1 – DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS

Existem pessoas, e até cristãos, que tem dificuldades em acreditar que Deus realmente está no controle de TODAS as coisas, porém, existem “n” versículos que nos mostram que realmente Ele está.

Leiamos um texto onde a Bíblia relata uma agonia vivenciada pelos discípulos e a maneira pela qual eles trataram esta situação com o Mestre Jesus.

“Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia. Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Senhor, salva-nos! Vamos morrer! ” Ele perguntou: “Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé? ” Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança. Os homens ficaram perplexos e perguntaram: “Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem? ” (Mt 8.23-27 – NVI)

Este texto nos revela que os discípulos estavam no barco, que pode simbolizar a vida cotidiana, pois a pesca fazia parte da vida de quase todos aqueles homens e, de repente, uma grande tempestade os assolou e o pavor os dominou de forma tão intensa que literalmente eles ficaram nervosos com Jesus, pois a Bíblia nos revela que Ele estava dormindo.

O Evangelista Marcos escreve que Jesus dormia sobre uma almofada, ou seja, confortavelmente.

A situação é tão interessante, pois mostra que apesar de Jesus ESTAR COM ELES NO BARCO, a fé que possuíam não foi suficiente e o próprio Jesus chamou-os de “homens de pequena fé”.

A partir daquele momento, o Senhor repreendeu as forças da natureza que IMEDIATAMENTE cessaram o temporal.

Leiamos um texto recomendado pelo comentarista:

“SENHOR, TU EXAMINASTE a fundo a minha alma e conheces todas as coisas a meu respeito. Tu sabes o que acontece comigo quando estou descansando ou quando estou caminhando. Tu conheces de longe cada um dos meus pensamentos. Tu examinas cuidadosamente todos os meus passos e observas com atenção o meu sono; sim, Tu conheces muito bem tudo o que eu faço. Tu sabes tudo o que eu vou dizer antes da palavra ser formada em minha boca. Tu estás à minha frente e atrás de mim ao mesmo tempo, e me guias e abençoas com a tua mão. Saber isso é algo tão maravilhoso que eu nem consigo compreender! É impossível fugir do teu Espírito! Em lugar algum conseguirei me esconder de Ti, meu Deus! Se eu subir bem alto em direção ao céu Tu estás lá; se eu quiser descansar no reino dos mortos, lá também Te encontrarei. Se eu voar para as partes mais distantes do oceano com os primeiros raios da manhã até ali a tua mão dirigirá os meus passos e o teu poder me dará forças para ficar de pé. Se eu tentar me esconder de Ti na escuridão, Tu transformas a noite em dia claro. Para Ti, a escuridão nada esconde, a noite mais escura é dia claro; a escuridão e a luz são a mesma coisa. Tu criaste todas as partes internas do meu corpo; Tu uniste todas essas partes para formar o meu corpo, enquanto eu ainda estava no ventre de minha mãe”. (Sl 139.1-113 – BV – GRIFO NOSSO)

O SENHOR ESTÁ NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS

Pelo fato de Deus ser onisciente, Ele sabe tudo o que está acontecendo em TODOS os lugares e o mais importante é que sabe antes mesmo das coisas acontecerem.

Leiamos o que Norman R. Champlim fala sobre o assunto:

“Talvez tenha ocorrido ao salmista, diante de tão vasto conhecimento, a ideia de escapar momentaneamente de tal Ser. Mas, ao contemplar como fazer isso, ele ficou profundam ente admirado de encontrar Deus em todos os lugares, um Ser onipresente, não meramente onisciente. Assim sendo, o vs. 7 apresenta duas questões retóricas que esperam uma resposta como “em parte alguma”. O homem poderia refugiar-se em algum lugar para ocultar-se do Espirito de Deus. O salmista poderia tentar fugir do Espírito para um lugar distante e desconhecido. Porventura, isso o esconderia do Espirito de Deus? Poderia ele encontrar algum lugar onde o Espirito de Deus não estivesse? Obviamente, não; portanto, o poeta nem ao menos deu-se ao trabalho de responder às próprias perguntas. Deus é um Ser ativo, sempre presente, em todos os lugares. Cf. Sal. 51.11; 104.30; 143.10; Isa. 63.10,11; Ageu 2.5 e Zac. 4.6”.

Por Leonardo Novais de Oliveira

Para continuar lendo CLIQUE AQUI

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada