Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Central Gospel – 4 Trimestre 2019 – 01-12-2019 – Lição 9 – As bênçãos de Deus para o homem

28/11/2019

Este post é assinado por Ezequiel Soares

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Provérbios 10.6-10 

Bênçãos há sobre a cabeça do justo, mas a violência cobre a boca dos ímpios.

A memória do justo é abençoada, mas o nome dos ímpios apodrecerá.

O sábio de coração aceita os mandamentos, mas o louco palrador será transtornado.

Quem anda em sinceridade, anda seguro; mas o que perverte os seus caminhos será conhecido.

O que acena com os olhos dá dores, e o tolo de lábios será transtornado.

Provérbios 10.22-24

 A bênção do Senhor é que enriquece; e não acrescenta dores.

Um divertimento é para o tolo praticar a iniquidade; para o homem entendido o mesmo é o ser sábio.

O temor do ímpio virá sobre ele, mas o desejo dos justos Deus o cumprirá. 

TEXTO ÁUREO

Êxodo 23.25 

E servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água: e eu tirarei do meio de ti as enfermidades.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Renovar a fé nas promessas de Deus para sua vida, crendo que não foi criado para o insucesso;
  • Abençoar pessoas com dádivas recebidas de Deus, assim como fez Abraão, que foi abençoado pelo Senhor para ser uma bênção às gerações vindouras;
  • Celebrar as bênçãos divinas juntamente com a família da fé no rebanho onde serve ao Senhor.

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Paz seja convosco!

Muitas sãos as bênçãos que a palavra de Deus nos apresenta, muitas para a nossa alma e outras para a nossa vida física. O senhor Deus é benevolente para aquele que o busca e anda segundo o caminho da fé. A vida do Cristão não deve ser uma busca por bênçãos, mas sim uma vida de amor e busca por mais de Deus. Porém as bênçãos de Deus para os seus filhos são promessas e alegria na vida daqueles que o amam.

E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus. (Deuteronômio 28.2)

Que Deus fale conosco.

1 – A BENÇÃO DO BEM ESTAR

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com              

 Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma. (3 João 1.2)

João, o apóstolo do amor, muito nos ensina acerca desse sentimento; ele expressa seu carinho e afetuosidade a Gaio. Nessa saudação, nós podemos aprender acerca da oração de João para a vida de Gaio.

Primeiro, a certeza de que a alma de Gaio estava bem. Todos os que estão em Cristo, tem a sua alma   satisfeita e entusiasmada. Podemos entender o motivo dessa certeza nos versículos seguintes na declaração de João a respeito da firme permanência de Gaio na fé Cristã, procedendo bem aos demais irmãos e permanecendo no caminho da verdade. Assim, João tem a sua certeza do bem que está a alma de Gaio. Mas essa oração também pede pela saúde dele, para que esse possa continuar testemunhando e testificando Cristo gozando do bem-estar promovido pela presença do Senhor.

João deseja a Gaio as melhores dádivas que o homem pode desfrutar: boa saúde do corpo e alegria de Alma.

1.1 – A cura em uma perspectiva teológica-bíblica

A saúde é o bem mais desejável do homem, embora possa existir discordância em algum momento, todos os homens concordam e reconhecem essa verdade. Alguns passam muito tempo de suas vidas desejando bens e trabalhando arduamente para alcançar certos objetivos financeiros e conquistas para a afago de seu ego, porém em algum momento todos os homens tornam-se reféns da falta de saúde e necessitados dela.

O cristão acometido de uma enfermidade, tem em Deus, a esperança da sua cura. No passado se revelou ao povo de Israel como Jeová Rafá (hebraico – “Senhor que sara”).

Essa foi a promessa de Deus feita ao seu povo, enfatizando seu cuidado especial para com todos aqueles que ouvem sua voz, fazem o que é correto diante de seus olhos e guardam seus mandamentos e estatutos com diligência.

Êxodo 15:26

26 E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR, que te sara. (ARC)”. 

O ministério de Cristo foi recheado de inúmeras curas, enfatizando não somente o poder de Deus, mas a graça e a misericórdia divina em prol do homem.

1.2 – A cura física

Desde o princípio podemos ver os milagres de Deus sendo dado aos seus; e um desses milagres e a bênção da cura. A cura é uma dádiva de Deus para os homens.

A enfermidade seja ela qual fosse, não prevalecia de diante de Jesus e como dito, durante o seu ministério terreno, exerceu o seu amor pela humanidade, curando os enfermos de toda sorte de enfermidades.

O evangelho de João faz menção que muitos outros milagres, inclusive de cura, não foram todos registrados nas escrituras, pois eram muitos e não poderiam ser escritos.

Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém. (João 21.25) 

Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; (Tiago 5.14)

A oração do enfermo não vem por meio da unção ou por meio do azeite, mas sabemos que a palavra do Senhor afirma sobre o ungir o doente, porém devemos sempre atentarmos para o versículo 15a: “E a oração da fé salvará o doente…”

A oração para a cura deve decorrer de uma fé verdadeira; somente assim a cura se tornará possível, isto é, quando a crença e confiança no poder soberano de Deus está presente.

E servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades. (Êxodo 23.25)

1.3 – A cura Integral

Ezequiel Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos que mantemos uma parceria missionária com a EQUIPE SEMEAR, localizada na cidade de Uberaba – MG, que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI  para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada