Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços

Betel Jovens – 4º Trimestre de 2018 – 14-10-2018 – Lição 2: Iniciando a primeira viagem Missionária

08/10/2018

Esse post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

Na igreja de Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.

Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”.

Assim, depois de jejuar e orar impuseram-lhes as mãos e os enviaram.

Enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

Chegando em Salamina, proclamaram a palavra de Deus nas sinagogas judaicas. João estava com eles como auxiliar.

Viajaram por toda a ilha, até que chegaram a Pafos. Ali encontraram um judeu, chamado Barjesus, que praticava magia e era falso profeta.

Ele era assessor do procônsul Sérgio Paulo. O procônsul, sendo homem culto, mandou chamar Barnabé e Saulo, porque queria ouvir a palavra de Deus.

Mas Elimas, o mágico (esse é o significado do seu nome) opôs-se a eles e tentava desviar da fé o procônsul.

Então Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse:

“Filho do diabo e inimigo de tudo o que é justo”! Você está cheio de toda espécie de engano e maldade. Quando é que vai parar de perverter os retos caminhos do Senhor?

“Saiba agora que a mão do Senhor está contra você, e você ficará cego e incapaz de ver a luz do sol durante algum tempo”. Imediatamente vieram sobre ele névoa e escuridão, e ele, tateando, procurava quem o guiasse pela mão.

O procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, profundamente impressionado com o ensino do Senhor.            Atos 13:1-12

VERSÍCULO DO DIA

Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”. At 13.2

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Entender o objetivo da viajem de Paulo;
  • Compreender que Paulo se dispôs a viver o evangelho de Cristo;
  • Aprender que é possível enfrentar as provas por amor a Cristo.

INTRODUÇÃO

A igreja de Antioquia se propôs enviar missionários aos gentios, Paulo, Barnabé e João Marcos como assistente, foram escolhidos para este trabalho. Esta foi uma grande época na história da igreja, pois agora os discípulos começaram a cumprir a ordem do Mestre:

“Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura”. Mc16.15

Os três missionários saíram para primeira viagem missionária. Eles partiram de Selêucia, o porto de Antioquia, em frente a Chipre, cerca de 130 quilômetros ao sudoeste. Em Pafos, Sérgio Paulo, o procônsul romano, foi convertido ao evangelho.

1 – A QUEM ENVIAREI?

Em seguida, ouvi o Senhor dizer: —Quem é que eu vou enviar? Quem será o nosso mensageiro? Então respondi: —Aqui estou eu. Envia-me a mim! Is 6.8

Quanto mais claramente Isaías via Deus (6.5), mais consciente estava de sua própria impotência e insuficiência para fazer algo de valor perdurável sem o Espirito Santo. Não obstante, estava disposto a ser o porta-voz de Deus. Quando Jesus chamar, dirá também você: “Estou aqui. envie-me a mim?”

1.1 – Cumprindo o Ide

Cada crente é salvo para servir; ele é, ipso facto (Latim: cujo significado é: “por isso mesmo”, “por via de consequência”), uma testemunha divina desde o momento da conversão. Mas observe que Isaías foi convidado por meio da pergunta: “Quem há de ir por nós?” (v. 8). Deus só pode usar serviço espontâneo e cheio de amor.

Ao lado da tripla exclamação “Santo” de Isaías 6:3, esta referência feita a nós talvez aponte para a pluralidade trinitária que há em Deus (embora possa também incluir os anjos como associados a Deus em ponto de vista e propósito comuns). Isaías foi desse modo comissionado a pregar a mensagem de Deus fiel e destemidamente, embora o seu ministério pudesse resultar em rejeição e aparente fracasso.

 1.2 – Enviados pelo Espírito Santo


Um dia, enquanto estes homens estavam em adoração e jejum, o Espírito Santo disse: “Separem Barnabé e Paulo para um trabalho especial que Eu tenho para eles”. At 13.2

É o Espírito Santo a direção e a Liderança de Missões na igreja.

A igreja prega e ensina a Palavra (At 13.1), mas quem a dirige na obra missionária é o Espírito Santo (At 13.2). O Espírito Santo é livre e soberano na condução dos destinos da igreja. A orientação do Espírito é segundo a Palavra, e não à parte dela. O Espírito se manifesta a uma igreja centralizada na Palavra e a uma igreja que ora e jejua (At 13.2,3). O Espírito Santo não age à parte da igreja, mas em sintonia com ela. É a igreja que jejua e ora. É a igreja que impõe as mãos e despede, mas é o Espírito quem envia os missionários (At 13.3,4).

Não podemos fazer a obra de Deus sem a direção do Espírito Santo. Ele nos foi enviado para estar para sempre conosco. Ele nos guia a toda a verdade. Precisamos do Espírito Santo; dependemos do Espírito Santo. A igreja não pode ver sequer uma conversão sem a obra do Espírito Santo.

Os pregadores não terão virtude e poder para pregar sem a ação do Espírito Santo.

Este foi o começo da primeira viagem missionária do apóstolo Paulo. A igreja se envolveu ao enviar a Paulo e Barnabé, mas o plano era de Deus.

2 – PREGANDO COM AUTORIDADE 

Por Carlos Henrique Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Copyright Março 2017 © EBD Comentada