Buscar no blog

Betel Jovens – 1º Trimestre de 2019 – 27-01-2018 – Lição 4: Conservando o que é bom

22/01/2019

Esse post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

13 Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

14 Ele os chamou para isso por meio de nosso evangelho, a fim de tomarem posse da glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

15 Portanto, irmãos, permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes foram ensinadas, quer de viva voz, quer por carta nossa.

16 Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

17 dê ânimo aos seus corações e os fortaleça para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras.  1 Ts 2.13-17

VERSÍCULO DO DIA

27 e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Ef 5.27

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Compreender os princípios ligado à Igreja;
  • Entender que a Bíblia não muda seus conceitos doutrinários;
  • Descobrir que a Bíblia é o manual de moralidade do Cristão.

INTRODUÇÃO

A igreja é o corpo de Cristo, logo, é o Seu complemento. Cristo e a igreja são um. A igreja está unida a Cristo como o corpo à cabeça e como a esposa ao marido.

Tudo aquilo que não provém de Cristo não é a igreja. Cristo é o princípio e o fim. Não há igreja sem Cristo. Mas isto é experiência individual e não mero conhecimento teológico.

Restaurar a igreja é tarefa de Deus. Mas Ele conta com a própria igreja para isso. Jesus conta com homens comprometidos e firmes, que estejam dispostos a se gastar nessa tarefa e que O amem o suficiente para isto.

Muitas vezes podemos nos desanimar ao contemplar a realidade da igreja hoje, mas não é isto que Deus espera de nós. Deus aperfeiçoará a Sua igreja, pois esta é a sua vontade e será cumprida. Cristo em nós é o que Deus espera.

1 – PRESERVANDO A MORALIDADE

Ética vem do grego ethiké [epistéme], «a ciência relativa aos costumes», pelo latim ethica, de igual significado. 

Moral origina-se no latim morale, relativo aos costumes (mores).
A explicação vem no Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de Antenor Nascentes, onde a colheu, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora. 

Dado que o latim já possuía a palavra mos, moris, não precisou, de facto, grandemente do helenismo, pois o seu adjectivo moralis, e já queria dizer o mesmo («relativo aos costumes»). Acolheu, no entanto, o termo ethica, como substantivo, para designar a parte da filosofia denominada por ética ou moral em português.

1.1 – A moralidade social

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes. Sl 19.7

A Igreja está inserida num contexto em que houve uma ruptura com a cultura de valores éticos, moral e espirituais. Isso revela a face perversa do mal que afeta a sociedade como um todo, e que acaba tentando afetar também a cultura da igreja do Senhor

Rm 12:2 “Não imitem a conduta e os costumes deste mundo, mas seja, cada um, uma pessoa nova e diferente, mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e pensa. E assim vocês aprenderão de experiência própria, como os caminhos de Deus realmente satisfazem a vocês”.

Ainda é possível verificar que o atual contexto histórico de sociedade é evidenciado por uma geração sem referência, sem reverência e sem limites, relativista, narcisista, hedonista, céticos e ao mesmo tempo moralistas. Outro sim, o Apostolo Paulo agora admoesta escrevendo (2 Tm 3:1-5) reforça a tese dos desvios de comportamento típico dos tempos atrelados aos últimos dias; leiamos:

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” 2 Tm 3: 1-5

1.2 – Moralidade Cristã

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Quanto ao mais, ó irmãos: Tudo o que é verdadeiro, tudo [o que é] digno de [todo] respeito, tudo [o que é] justo, tudo [o que é] puro, tudo [o que é] amável, tudo [o que é] de boa fama, se [tem] alguma virtude e se [tem] algum louvor, nisso pensai. Fl 4.8

A mente humana posa sempre em algum objeto; Paulo queria assegurar-se de que os filipenses colocassem suas mentes nas coisas devidas. Isto é de suma importância. É uma lei da vida que se um homem pensar em algo com frequência ou persistência chegará um momento em que não poderá deixar de pensar nisso; seus pensamentos correrão como sobre trilhos. Por esta razão é da máxima importância que o homem pense em coisas dignas.

Paulo declarou seis coisas importantíssimas tudo que é:

1º Verdadeiro;

2º Honesto;

3º Justo;

4º Puro;

5º Amável;

6º Boa fama.

Ele declara duas coisas que fecha o porque de todas as coisa para um bom e verdadeiro Cristão. Primeira declaração:

  • Existe alguma virtude nisso.
  • Segunda declaração: Existe algum louvor nisso.

Paulo dá o seu apoio final: “é isso que tem que ser dentro de Vocês!”

2 – MANTENDO A INTEGRIDADE

Por Carlos Henrique Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada